DA REDAÇÃO
A reintegração de posse da área de ressaca no entorno do Canal do Jandiá, na zona norte de Macapá, começa na segunda-feira (27). Na primeira etapa, das 102 famílias que moram na região, 92 serão transferidas para apartamentos reservados pelo Estado no Conjunto Habitacional Macapaba II.
De acordo com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), a Caixa Econômica Federal realiza a manutenção dos demais apartamentos, que haviam sido invadidos, para que o restante dos moradores também se mude.
A desocupação é parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2014 entre os Executivos Estadual, Municipal e a Justiça Federal para reintegrar áreas invadidas à Infraero. A invasão está dentro da faixa de segurança do novo aeroporto de Macapá.
Para evitar o retorno das famílias à área, a Justiça Federal determinou a demolição das casas e barracos sobre a ressaca do Jandiá. As passarelas de madeira também serão destruídas. Outra medida de contenção é a construção de uma mureta e uma calçada no entorno do canal, cujo projeto é feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Invasões no Macapaba
A Sims também esclareceu que tudo o que é de responsabilidade do Estado já foi feito, incluindo o levantamento socioeconômico, cadastro das famílias, sorteio dos apartamentos e assinatura dos contratos.
Sobre possíveis invasões nos apartamentos vagos no Conjunto Macapaba, a secretaria aconselha que a população encaminhe denúncias diretamente à Caixa Econômica Federal, através do número 0800-721-6268.