Jandiá: mais de 90 famílias desocuparão entorno na segunda (27)

Moradores irão para apartamentos no Macapaba II
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A reintegração de posse da área de ressaca no entorno do Canal do Jandiá, na zona norte de Macapá, começa na segunda-feira (27). Na primeira etapa, das 102 famílias que moram na região, 92 serão transferidas para apartamentos reservados pelo Estado no Conjunto Habitacional Macapaba II.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), a Caixa Econômica Federal realiza a manutenção dos demais apartamentos, que haviam sido invadidos, para que o restante dos moradores também se mude.

A desocupação é parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2014 entre os Executivos Estadual, Municipal e a Justiça Federal para reintegrar áreas invadidas à Infraero. A invasão está dentro da faixa de segurança do novo aeroporto de Macapá.

Caixa concluiu reparos em 93 apartamentos. Fotos: Secom

Para evitar o retorno das famílias à área, a Justiça Federal determinou a demolição das casas e barracos sobre a ressaca do Jandiá. As passarelas de madeira também serão destruídas. Outra medida de contenção é a construção de uma mureta e uma calçada no entorno do canal, cujo projeto é feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Invasões no Macapaba

A Sims também esclareceu que tudo o que é de responsabilidade do Estado já foi feito, incluindo o levantamento socioeconômico, cadastro das famílias, sorteio dos apartamentos e assinatura dos contratos.

Sobre possíveis invasões nos apartamentos vagos no Conjunto Macapaba, a secretaria aconselha que a população encaminhe denúncias diretamente à Caixa Econômica Federal, através do número 0800-721-6268.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!