Moradores fazem vaquinha para não ficar sem ponte

Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores de uma área de ponte no bairro do Zerão, zona sul de Macapá, reivindicam a reforma da passarela que dá acesso as casas. Até o prefeito da cidade já foi intimado pelo Ministério Público (MP), que cobrou um prazo para o início da reforma da ponte, mas o problema persiste.

Jeremias é deficiente físico e sente dificuldades em caminhar pela passarela. Fotos: André Silva/SN

A avenida Mario Fortunato Barriga existe há mais de 20 anos. Segundo os moradores, neste tempo, recebeu reforma apenas uma vez, em 2006, 12 anos atrás. O morador Jeremias Santos é incansável na busca por melhorias para o local. Há mais de 30 dias, ele iniciou uma peregrinação: vai de casa para o MP, do MP para a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), e retorna para casa. Ele é deficiente físico e sente dificuldades em caminhar pela passarela.

Moradores se equilibram para não cair no lago

“O MP intimou o prefeito e ele pediu 15 dias para dar uma resposta. Antes disso ele tinha dado uma resposta para uma emissora de TV local dizendo que iniciaria as obras em 20 dias. Já passou o tempo e nada foi feito”, reclamou Santos.

Ronildo diz que já socorreu crianças e adultos que caíram na água suja da ressaca

O técnico em enfermagem Ronildo Matos, 41 anos, mora no local há 12 anos. Ele lembra de já ter socorrido várias pessoas, entre crianças e adultos, que caíram na água suja da ressaca por causa do péssimo estado da passarela. Ele observa que a ponte só não caiu ainda porque a comunidade tem feito vaquinha pra manter a manutenção básica da estrutura.

Ponte da avenida Mario Fortunato Barriga só foi reformada uma vez em 20 anos

“De vez em quando, a gente dá uma força aí. As vezes, a gente também reutiliza madeira que sobra de uma reforma em casa, até porque, não é todo mundo que pode ajudar”, lamenta o morador.

Irineu Vieira já não acredita no poder público

Outro morador antigo da Avenida Mario Fortunato Barriga, é o seu Irineu Vieira, de 57 anos. Há 17 anos na comunidade, ele já não acredita no poder público. “Se for esperar por prefeito ou governador, eles não fazem nada. Mas na política, agora, eles vêm. Eles sempre vêm, para pedir votos. É só nessa época que eles aparecem”, reclama o morador.

Providências

Ponte da avenida Mario Fortunato Barriga existe há mais de 20 anos

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que a reforma para 141 metros da passarela ainda está sendo licitada. Informou também que mais três ramificações da ponte, o que totaliza 476 metros, que também estão passando por esse processo. O recurso é oriundo de emenda parlamentar. Os serviços não têm data para começar.

Foto de capa: André Silva/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!