Pacientes do TFD não recebem complementação há dois meses

Acréscimo tem objetivo de prolongar estadia de pacientes que precisam ficar mais tempo que o previsto fora do Estado
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Pacientes que fazem tratamento fora do Amapá estão há dois meses sem receber uma complementação da ajuda de custo do governo do Estado. O valor é usado para o paciente se manter por mais tempo no lugar onde está fazendo o tratamento.

Todo paciente que acessa o Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) recebe cerca de R$ 390 como ajuda e o que passar disso é chamado de “complementação”,  segundo explicou a funcionária pública, Anahir Brito, de 52 anos.

Ela é mãe de Evilin Camila Brito de Oliveira, de 16 anos.  A menina tem um problema na visão que foi identificado pela mãe quando ela tinha apenas 3 anos de idade. Desde então, Anahir Brito acompanha a filha no tratamento.

Anahir Brito: tratamento da filha em SP. Foto: arquivo pessoal

A situação da adolescente piorou quando ela iria completar 15 anos, quando as vésperas do grande baile para comemorar a data, a família recebeu o diagnóstico.

“Nós íamos fazer um baile e perguntamos se ela não gostaria de tirar o óculos e colocar uma lente. Quando o oftalmologista colocou o aparelho nos olhos dela disse que a retina da minha filha estava toda perfurada”, contou a mãe.

Evelin Camile faz tratamento em um centro de referência em São Paulo desde o ano passado. Ela está na cidade de Sorocaba desde o dia 14 de julho e todas as despesas estão sendo pagas pela família.

Raimunda de Jesus Pantoja: viagem tem sido paga do próprio bolso. Foto: arquivo pessoal

Raimunda de Jesus Pantoja Alves fez transplante de rim. Ela precisa viajar a cada três meses para fazer acompanhamento médico em Fortaleza, no Ceará. A mulher contou que está prestes a viajar novamente, mas até agora não recebeu a complementação da última viagem.

“O aluguel lá não tem por menos de R$ 50 a diária. Recebi a ajuda de custo, mas não a complementação dos trinta dias que passei a mais”, denunciou a paciente.

A Secretaria de Estado da Saúdeo (Sesa) informou que o pagamento dos 15 lotes restantes serão efetuados entre os dias 10 e 15 de agosto. Nesse período, acontece o repasse financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Estado.    

A Sesa informou ao Portal SelesNafes.com que não têm nenhuma pendência com a paciente Raimunda de Jesus Pantoja. O nome de Evilin Camila não foi localizado na pesquisa de processos pela secretaria. Segundo a secretaria, os dois meses de atraso não existem, e que os pagamentos de 15 lotes que restam referentes ao TFD, serão efetuados na próxima segunda-feira (6). “A Sesa reitera que os demais meses de 2018 estão em dias”, disse o órgão, em nota.

Foto de capa: Arquivo/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!