RODRIGO INDINHO
Mais abrangente e com mais beneficiários, o Programa Passe Livre Estudantil, que garante transporte coletivo gratuito a estudantes, será retomado na próxima segunda-feira (6). É o que garantiu o coordenador de Juventude da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Gilvan Barbosa.
Segundo ele, agora o programa beneficia alunos de Macapá, Santana e Mazagão, com dois mil beneficiários a mais. O número antes era de 2500 e agora subiu para 4500. Cada beneficiário vai receber 58 passes por mês.
Têm direito ao benefício, alunos das redes públicas estadual e municipal, universitários do programa federal Prouni, bolsistas de universidades públicas, de institutos federais de ensino, e de cursos técnicos das redes pública e privada.
O coordenador afirma que, para melhor controle e evitar o uso indevido, tiveram que ser refeitos os cadastros para conferir se todos estavam dentro dos critérios – por isto o motivo da demora.
“Só foi possível retornar agora com programa porque ouve uma maior abrangência dos critérios de seleção do benefício. Como ele ficou mais amplo, a procura foi muito grande e tivemos de fazer novos cadastros e recadastros em uma análise muito criteriosa, e, isso levou tempo”, justificou Gilvan Barbosa.
Para usufruir do benefício, o estudante deve estar com o cartão magnético ativo. A carteira é expedida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Amapá (Setap).