Pesquisadores lançam livro sobre o clima do Amapá

Pesquisador e meteorologista Jefferson Vilhena é um dos autores
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) vão apresentar, na próxima quarta-feira (15), o livro “Climatologia do Amapá – Quase um século de história”. O lançamento ocorre no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, às 18h.

Na obra, os autores Jefferson Vilhena, Raullyan Borja e João Freitas, todos doutores e pesquisadores, buscaram derrubar mitos em relação ao clima no Estado, além de trazer informações sobre o período de estiagem e dados da maior seca da história, que durou três anos.

Lançamento ocorre nesta quarta-feira (15)

A publicação faz um apanhado de informações desde a década de 20 até 2016, sobretudo, das variáveis climáticas de todos os municípios do estado. O livro também retrata, especificamente, a história da meteorologia no Amapá, desde o seu surgimento: como era feita; o processo de instalação da estação meteorológica no distrito de Fazendinha, em Macapá, até os dias atuais, apresentando análises de quase um século de estudos climatológicos.

Os autores apresentam no livro, análises de dados a partir de 1967, como a descoberta de períodos de estiagens que ocorrem no Amapá a cada 22 ou 23 anos. Eles também abordam a variação de climas existentes no estado, chamados de microclimas da região e, ainda, desmistificam o que se diz sobre o Amapá ter seis meses de chuva e seis meses sem chuva.

O livro foi todo trabalhado com uma linguagem acadêmica e popular para que os estudantes dos ensinos fundamental e médio, possam apreciar a leitura e entender como a população depende do clima para sobrevivência na Amazônia.

Nas pesquisas, foram descobertos períodos de estiagem e informações sobre os períodos mais e menos chuvosos e a desmistificação em relação a um período de inverno no Estado.

O estudo faz um estudo aprofundado sobre a maior seca já registrada no Amapá. Ela teve início no ano de 2012 e foi até 2015. A obra já está disponível para venda, no site da editora Gramma.

Foto de capa: Ascom/GEA

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!