RODRIGO INDINHO
Uma multidão lotou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá, logo no primeiro dia de funcionamento. A nova estrutura, que fica às margens do Rio Amazonas, foi entregue na manhã desta terça-feira (21). Além de moradores das áreas adjacentes, a unidade vai atender, também, a comunidades ribeirinhas.
Enquanto o prefeito de Macapá, Clécio Luís, e autoridades do Município tocavam a cerimônia de entrega da UBS, centenas de moradores do Cidade Nova e bairros vizinhos lotaram as salas de espera e corredores em busca de atendimento médico.
O antigo prédio foi demolido em 2011. Desde então, a UBS do bairro funcionava em uma casa alugada, mas com estrutura limitada. A obra, que custou pouco mais de R$ 715 mil, foi executada através de emenda parlamentar, com contrapartida do Município e Fundo Municipal de Saúde.
A unidade tem salas de triagem, sete consultórios e sala de marcação de consulta. Os serviços disponibilizados são odontológicos, teste rápidos, glicemia. A UBS vai contar com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, e terá Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF).
“É uma unidade de porte dois, mais robusta, com um ambiente mais humanizado e acolhedor. Está totalmente mobiliada, equipada e, com o concurso que fizemos, pretendemos chamar as pessoas em janeiro e reforçar o quadro dessa UBS”, informou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
A dona de casa Raimunda Pereira, de 49 anos, é moradora do bairro Cidade Nova. Ela levou o neto Arthur, de 1 e quatro meses de idade, para receber os atendimentos logo no primeiro dia de funcionamento.

Dona de casa Raimunda Pereira, com o neto ao colo, enfrentou a multidão em busca de atendimento médico
“Ficou uma bela estrutura, vim atrás de serviço de pediatra, porém não consegui, mas aproveitarei para ir ao serviço de clínico geral”, falou a dona de casa.
A unidade vai atender, além dos bairros adjacentes, comunidades ribeirinhas do Amapá e Pará. Funcionará das 7h às 18h.
As UBS’s Lélio Silva no Buritizal, do Pacoval, Ilha redonda, Santa Luzia, passam por reforma. A prefeitura assegurou que estão próximas de ser entregues à população. Outra novidade, é a UBS fluvial, que chegará nos próximos dias, para aprimorar os atendimentos as comunidades dos distritos.
Foto de capa: Rodrigo Indinho/SN