População lota UBS no primeiro dia de funcionamento

Nova estrutura foi entregue na manhã desta terça-feira (21). Além de moradores das áreas adjacentes, e unidade vai atender comunidades ribeirinhas
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Uma multidão lotou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá, logo no primeiro dia de funcionamento. A nova estrutura, que fica às margens do Rio Amazonas, foi entregue na manhã desta terça-feira (21). Além de moradores das áreas adjacentes, a unidade vai atender, também, a comunidades ribeirinhas.

Enquanto o prefeito de Macapá, Clécio Luís, e autoridades do Município tocavam a cerimônia de entrega da UBS, centenas de moradores do Cidade Nova e bairros vizinhos lotaram as salas de espera e corredores em busca de atendimento médico.

 

Centenas de moradores do Cidade Nova e bairros vizinhos…

… lotaram as salas de espera e corredores em busca de atendimento médico. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

O antigo prédio foi demolido em 2011. Desde então, a UBS do bairro funcionava em uma casa alugada, mas com estrutura limitada. A obra, que custou pouco mais de R$ 715 mil, foi executada através de emenda parlamentar, com contrapartida do Município e Fundo Municipal de Saúde.

A obra custou pouco mais de R$ 715 mil

A unidade tem salas de triagem, sete consultórios e sala de marcação de consulta. Os serviços disponibilizados são odontológicos, teste rápidos, glicemia. A UBS vai contar com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, e terá Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF).

“É uma unidade de porte dois, mais robusta, com um ambiente mais humanizado e acolhedor. Está totalmente mobiliada, equipada e, com o concurso que fizemos, pretendemos chamar as pessoas em janeiro e reforçar o quadro dessa UBS”, informou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Procura foi grande no primeiro dia de funcionamento da nova UBS

A dona de casa Raimunda Pereira, de 49 anos, é moradora do bairro Cidade Nova. Ela levou o neto Arthur, de 1 e quatro meses de idade, para receber os atendimentos logo no primeiro dia de funcionamento.

Dona de casa Raimunda Pereira, com o neto ao colo, enfrentou a multidão em busca de atendimento médico

“Ficou uma bela estrutura, vim atrás de serviço de pediatra, porém não consegui, mas aproveitarei para ir ao serviço de clínico geral”, falou a dona de casa.

Prefeito Clécio com corpo técnico de profissionais que trabalharão na nova unidade de saúde

A unidade vai atender, além dos bairros adjacentes, comunidades ribeirinhas do Amapá e Pará. Funcionará das 7h às 18h.

Nova UBS fica às margens do Rio Amazonas, no Bairro Cidade Nova

As UBS’s Lélio Silva no Buritizal, do Pacoval, Ilha redonda, Santa Luzia, passam por reforma. A prefeitura assegurou que estão próximas de ser entregues à população. Outra novidade, é a UBS fluvial, que chegará nos próximos dias, para aprimorar os atendimentos as comunidades dos distritos.

Foto de capa: Rodrigo Indinho/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!