Projeto ‘Escola Verde’ começa a colher bons frutos

Ideia do projeto ‘Escola Verde’ é conscientizar a comunidade escolar e os familiares quanto à preservação do meio ambiente
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Um projeto que desenvolve o cultivo de hortaliças e legumes em escolas públicas em Macapá, tem transformado o ambiente escolar e a vida de professores e alunos. Mais de 30 escolas fazem parte do projeto, que já está dando frutos.

Hortas ficam prontas para a colheita em apenas dois meses. Fotos: André Silva/SN

A professora Marcelina Dias Neto, chefe da educação ambiental da Secretaria Estadual de Educação (Seed), explicou que a ideia do projeto ‘Escola Verde’ é conscientizar a comunidade escolar e os familiares quanto à preservação do meio ambiente.

Professora Marcelina Dias Neto, chefe da educação ambiental da Seed

“Quando a gente trabalha com as crianças, elas acabam levando a concepção para casa. Então, os professores nos contam que os alunos dizem que seus pais, por influência deles, acabam fazendo uma horta em casa”, revelou.

O projeto, que existe desde 2017, é desenvolvido em parceria com a Promotoria de Justiça do Meio do Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá (Prodemac), que entra com parte do valor empregado nos canteiros. A Seed prepara os professores que vão desenvolver o projeto dentro da escola com a ajuda dos alunos.

Projeto desenvolve o cultivo de hortaliças e legumes em escolas públicas

Segundo a coordenadora do projeto, os profissionais envolvidos recebem 120 horas de capacitação, com lições de sustentabilidade, empreendedorismo e agroecologia.

A escola Lucimar Del Castilho foi uma das unidades que começaram a colher os frutos do plantio. A pedagoga Maria Assunção, que trabalha há 28 anos na instituição, disse que o projeto mudou a escola. O plantio começou há dois meses e já está pronto para a colheita.

Pedagoga Maria Assunção coordena o projeto na escola Lucimar Del Castilho

“O objetivo da horta é fornecer o alimento para a escola se auto sustentar como: vendendo pro funcionário, para comunidade e com o dinheiro a gente compra a terra, o adubo a semente além de usar os alimentos na alimentação dos alunos”, explicou dona Assunção.

Horta da escola Lucimar Del Castilho

As escolas que participam do projeto receberam, cada uma, o valor de R$ 2 mil para dar início à horta. O objetivo da Seed, segundo a coordenadora do projeto, é expandir a iniciativa para o restante das escolas do Estado.

Foto de capa: André Silva/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!