Sistema do Bolsa família completa 37 dias fora do ar

Coordenação diz que não previsão para o retorno
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O sistema eletrônico que gerencia o Programa Bolsa Família em todo o Brasil está há 37 dias fora do ar. O banco de dados do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (Cadúnico), foi invadido por hacker’s no dia 7 de julho, segundo a coordenação do programa em Macapá.

A coordenação explicou que o sistema foi infectado por um vírus desconhecido e teria corrompido dados das milhares de famílias cadastradas no programa.

Para garantir a segurança dos usuários, o Ministério do Desenvolvimento Social fez algumas alterações, mas o sistema não suportou e parou definitivamente.

Segundo a coordenadora da Casa Bolsa de Macapá, Alexandra Brito, o problema é em todo o país. Foto: André Silva/SN

“Como o sistema é do governo federal, é nacional, todo Brasil está passando por isso e, infelizmente, não tem previsão de quando vai voltar a funcionar”, explicou a coordenadora da Casa Bolsa de Macapá, Alexandra Roberta Brito.

Ela faz um alerta para as pessoas que têm se deslocado de longe para chegar a Macapá em busca de atendimento: “O serviço não tem previsão para voltar a funcionar”, informou.

O aviso chegou um pouco tarde para dona Terezinha de Jesus de 40 anos. Ela é moradora do município de Afuá e veio a capital para tentar resolver o problema.

“Estou há dois meses sem receber. Vim aqui e eles disseram que é para eu tentar resolver lá por Afuá mesmo. Mas, nem lá está funcionando. A gente precisa do dinheiro”, reclamou a afuaense.

Atualmente o programa atende aproximadamente a 6 mil pessoas em Macapá.

Foto de capa: André Silva/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!