Arquiteta ensina como criar jardins em pequenos espaços

A interação com o verde é boa para a saúde e o bem estar, e não requer grandes espaços, apenas orientação
Compartilhamentos

Por ISABELLA SUSSUARANA, Arquiteta

Quem não ama estar em contato com a natureza e contemplar o verde? Além de ser uma comunicação prazerosa com a natureza, o hábito faz muito bem à saúde e ao bem-estar. Em busca desse convívio, há diversas maneiras de levar um pouco da natureza para o cotidiano, de modo que se torne uma atividade diária, seja em casa ou no trabalho.

Não é preciso muito para transformar pequenos espaços ociosos (como um corredor, uma varanda, um quintal ou parte dele) em um espaço de acolhimento para receber um belo paisagismo, que consiste na concepção, plantio e conservação do jardim e de todo seu entorno.  

Parte do quintal transformado em um espaço aconchegante e acolhedor. Fotos: Pinterest  

Excelente ideia para quem possui em casa um corredor sem utilidade. Fonte: Pinterest 

No local a ser desenvolvido o projeto de paisagismo, além do verde, podem ser utilizados outros elementos construtivos como: deck, banco, piscina, churrasqueira, pergolado, chuveiro, entre outros; afinal, tratam-se de complementos incorporados ao lazer, conforto e harmonia do ambiente.

Um chuveiro em meio as plantas é uma ótima pedida para os dias de calor

Paisagismo para uma pequena área de lazer. Fonte: Projeto autoral                                                                    

O primeiro passo para montar seu jardim é procurar um bom profissional de Arquitetura ou Paisagismo para que possa ser feita uma análise do espaço junto das necessidades do cliente, visando as melhores possibilidades de desenvolver um excelente projeto.

Uma das primeiras observações a serem feitas é acerca do uso do solo, no caso de quintais ou áreas externas, se possuem espaço para terra, drenagem e espaço suficiente para determinadas espécies vegetativas.

Outra observação de extrema importância que deve ser levada em consideração, é verificar se o local está posicionado ao sol, sombra ou meia sombra; feito isso, será possível especificar as espécies de plantas que poderão ser utilizadas.  Essas e outras observações, como ventilação, também devem ser feitas para espaços como varandas e corredores.

Projeto de paisagismo para uma varanda residencial (ângulo 01)  Projeto autoral 

Projeto de paisagismo para uma varanda residencial (ângulo 02) Projeto autoral

Após a decisão das espécies vegetais, vem a escolha de acessórios decorativos e complementares, tais como: iluminação, revestimentos, vasos, pisos, móveis soltos, pedriscos, entre outros elementos que irão compor e tornar o ambiente ainda mais aconchegante, atrativo e funcional.

Vale ressaltar a importância de se utilizar plantas que sejam compatíveis com o clima da região, nesse caso o clima quente-úmido, que sejam de fácil manuseio, resistentes e duradouras. Algumas espécies recomendadas:

Dracena arbórea (Sol ou meia sombra)

Bromélia (Sol ou meia sombra)

Helicônia Psittacorum (Planta de sol)

Podocarpo (Sol ou meia sombra)          

Moréia (Sol ou meia sombra)                              

Jibóia  (Sombra)

Pacová (sombra)

Como dito anteriormente, há um grande leque de possibilidades no ato de aproximar o ser humano da natureza. E é importante evidenciar que a diversificação acompanha as configurações, anseios e necessidades do cliente, de modo que seja adaptável ao seu cotidiano e suas limitações. Escolhas equivocadas e sem o prévio planejamento podem causar futuros transtornos e a necessidade de novas despesas indesejadas.

IS Arquitetura, Paisagismo e Interiores

Arquiteta Isabella Sussuarana

Av. Almirante Barroso, 219-A Centro

Contatos: (96) 98134-8293 / (96) 981192841

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!