Caesa explica que vazamento em adutora não é rompimento

Diretor diz que aparelho é espécie de suspiro e que movimento é controlado, calculado e inevitável
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) procurou o portal SelesNafes.com nesta sexta-feira (21) para explicar a situação de uma ventana no Bairro São Lázaro, na zona norte de Macapá, que estaria, supostamente, danificada e causando vazamento há cerca de quatro meses, segundo moradores.

O diretor técnico da companhia, João Paulo, informou que o vazamento é um efeito normal naquela adutora por se tratar de uma espécie de suspiro do aparelho que conduz água tratada para a região da capital. 

 “Aquilo não é bem um vazamento. Chama-se ventosa e sua função é fazer a proteção da tubulação. Há o aumento da pressão porque diminui o espaço para passar a água. Dentro do sistema, literalmente, tem um bola de ferro e com a pressão a bola levanta e expele o ar. Com esse movimento sai a água”, disse o diretor. 

João Paulo disse também que não há uma periodicidade precisa para o procedimento acontecer, mas reforçou que é um movimento normal.

Além da ventana localizada no São Lázaro, ele explicou que em outros seis lugares da zona norte há o aparelho.

“Esse pequeno vazamento é o único artifício pra expelir o ar e manter a pressão da tubulação controlada e evitar o rompimento, uma espécie de suspiro. É uma coisa controlada, calculada e inevitável”, complementou.

Segundo a Caesa, a zona norte de Macapá é abastecida com cerca de mil litros por segundo e atende uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Foto de capa: André Silva

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!