SELES NAFES e JÚLIO MIRAGAIA
Estava tudo preparado na noite de terça-feira (25), na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), para que os candidatos ao governo apresentassem suas propostas para a comunidade acadêmica. Porém, dos cinco postulantes ao Setentrião, somente o candidato do PSTU, Gianfranco Gusmão, compareceu ao evento.
A ausência dos demais candidatos inviabilizou a discussão sobre o futuro da universidade que, nos últimos anos, tem passado por crises graves. A sabatina havia sido organizada pela universidade e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), marcada para iniciar às 19h, no auditório central do campus I, no Centro de Macapá.
O Portal SelesNafes.Com ouviu as campanhas dos candidatos.
Waldez Góes (PDT)
A assessoria do pedetista disse que o candidato tinha outras agendas marcadas há mais tempo. Além disso, o debate teria sido confirmado pela organização do evento há apenas quatro dias, muito em cima da hora. Ainda segundo a assessoria, havia discordâncias sobre a metodologia do debate e dúvidas sobre a segurança.
Em 2016, um debate na Unifap entre os candidatos a prefeito precisou ser cancelado após protestos que começaram na plateia e terminaram em violência. A assessoria informou que Waldez também não irá ao debate da Unifap por agendas previamente marcadas.
João Capiberibe (PSB)
A assessoria informou que o candidato do PSB também tinha várias agendas previamente marcadas, como uma caminhada no Bairro dos Congós, na zona sul de Macapá.
Ainda de acordo com a assessoria, o evento só foi confirmado em cima da hora, e a organização foi avisada que João Capiberibe não estaria no debate.
A assessoria também adiantou que o candidato não irá ao debate da Unifap por conta de reuniões e viagens para o interior do Estado.
Cirilo Fernandes (PSL)
O próprio candidato informou ao portal SN que precisou cumprir uma agenda previamente marcada no município de Santana, onde ele participou de caminhada e reuniões na Ilha de Santana.
Sobre o debate da Unifap, Cirilo Fernandes disse que ainda não recebeu o convite. Mesmo assim, ele adiantou que não deverá participar também porque estará se preparando para os debates da Record e da Rede Amazônica, que serão realizados na semana que vem.
Davi (DEM)
A coordenação da campanha de Davi Alcolumbre informou que também discordava da metodologia do debate e temia pela segurança do candidato, mas, o fator preponderante para a ausência, teria sido a necessidade de cumprir outras agendas marcadas anteriormente.
Além disso, a confirmação do evento na Ueap também teria ocorrido em cima da hora, assim como da Unifap e outros eventos semelhantes. Como exemplo, a coordenação mencionou o convite para a sabatina de candidatos sobre segurança pública, marcada para amanhã (27). O convite só foi entregue hoje, às 9h40min.
Davi, que se prepara para dois debates de TV, também não irá para o evento organizado pela Unifap.