Candidatos alegam compromissos anteriores e esvaziam debate da Ueap

Apenas o candidato do PSTU atendeu ao convite. As campanhas já adiantaram que os candidatos também não irão ao debate da Unifap
Compartilhamentos

SELES NAFES e JÚLIO MIRAGAIA

Estava tudo preparado na noite de terça-feira (25), na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), para que os candidatos ao governo apresentassem suas propostas para a comunidade acadêmica. Porém, dos cinco postulantes ao Setentrião, somente o candidato do PSTU, Gianfranco Gusmão, compareceu ao evento.

A ausência dos demais candidatos inviabilizou a discussão sobre o futuro da universidade que, nos últimos anos, tem passado por crises graves. A sabatina havia sido organizada pela universidade e o Diretório Central dos Estudantes (DCE),  marcada para iniciar às 19h, no auditório central do campus I, no Centro de Macapá. 

O Portal SelesNafes.Com ouviu as campanhas dos candidatos.

Waldez Góes (PDT)

A assessoria do pedetista disse que o candidato tinha outras agendas marcadas há mais tempo. Além disso, o debate teria sido confirmado pela organização do evento há apenas quatro dias, muito em cima da hora. Ainda segundo a assessoria, havia discordâncias sobre a metodologia do debate e dúvidas sobre a segurança.

Em 2016, um debate na Unifap entre os candidatos a prefeito precisou ser cancelado após protestos que começaram na plateia e terminaram em violência. A assessoria informou que Waldez também não irá ao debate da Unifap por agendas previamente marcadas.

Estava tudo preparado para o debate. Fotos: Divulgação

João Capiberibe (PSB)

A assessoria informou que o candidato do PSB também tinha várias agendas previamente marcadas, como uma caminhada no Bairro dos Congós, na zona sul de Macapá.

Ainda de acordo com a assessoria, o evento só foi confirmado em cima da hora, e a organização foi avisada que João Capiberibe não estaria no debate.

A assessoria também adiantou que o candidato não irá ao debate da Unifap por conta de reuniões e viagens para o interior do Estado.

Cirilo Fernandes (PSL)

O próprio candidato informou ao portal SN que precisou cumprir uma agenda previamente marcada no município de Santana, onde ele participou de caminhada e reuniões na Ilha de Santana.

Sobre o debate da Unifap, Cirilo Fernandes disse que ainda não recebeu o convite. Mesmo assim, ele adiantou que não deverá participar também porque estará se preparando para os debates da Record e da Rede Amazônica, que serão realizados na semana que vem.

Davi (DEM)

A coordenação da campanha de Davi Alcolumbre informou que também discordava da metodologia do debate e temia pela segurança do candidato, mas, o fator preponderante para a ausência, teria sido a necessidade de cumprir outras agendas marcadas anteriormente.

Além disso, a confirmação do evento na Ueap também teria ocorrido em cima da hora, assim como da Unifap e outros eventos semelhantes. Como exemplo, a coordenação mencionou o convite para a sabatina de candidatos sobre segurança pública, marcada para amanhã (27). O convite só foi entregue hoje, às 9h40min.

Davi, que se prepara para dois debates de TV, também não irá para o evento organizado pela Unifap.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!