Em aniversário do Samu, enfermeira recorda parto de ribeirinha em voo

Serviço realizou quase 100 mil atendimentos no Estado
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está completando 12 anos de atividades no Amapá. Durante esse período, o Samu recebeu de 90 a 96 mil chamadas por mês para deslocamento de ambulância.

Em comemoração a data, foi realizado nesta terça-feira (11) um café da manhã, que reuniu socorristas de Macapá e Santana na sede do Samu, localizada na Rua Jovino Dinoá, no Bairro Beirol, na zona sul de Macapá.

O Samu é um serviço que presta o primeiro atendimento aos usuários, e funciona 24 horas por dia, realizando mais de 30 atendimentos diários. Apesar de muitas chamadas, 30% a 36% são trotes.

Profissionais do Samu comemoraram os 12 anos do serviço com café da manhã. Fotos: Rodrigo Indinho

As maiores demandas são atendimentos clínicos, traumas e atendimento obstétrico. A frota de veículos das Unidades de Suporte Avançado é destinada à cobertura das cidades de Macapá e Santana, que concentram cerca de 74,14% da população, e outros municípios onde consegue chegar com segurança.

“Reconhecemos que tem muito a se fazer, mas temos conseguido com a ajuda da população realizar um atendimento imediato e conquistar muitos avanços através de parcerias com várias instituições. São 12 anos em prol do bem-estar da população buscando sempre salvar vidas”, comentou Ademar Rodrigues diretor do Samu.

Após parto em pleno voo, paciente foi levada para hospital em Macapá. Foto: arquivo SN

Para a enfermeira Maria Léia Nunes, que há 4 anos compõe a equipe do Samu, é uma honra trabalhar em prol da sociedade e salvar vidas. Ela fala que já teve várias experiências na profissão, uma delas inusitada.

“No Bailique o socorro foi solicitado no caso de um parto, e a criança já estava em sofrimento fetal e a mãe com eclampsia. Na transferência para a capital, aconteceu o inusitado. A criança nasceu dentro do GTA nas alturas. Reanimamos ela e salvamos sua vida e de sua mãe. Isso faz nosso trabalho ser gratificante”, disse emocionada a enfermeira.

Ademar Rodrigues (diretor do Samu): 12 anos em prol do bem estar da população

Além de realizar serviço de urgência e emergência, o Samu conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para casos de alta complexidade e existe o Núcleo de Educação, responsável por desenvolver palestras e demonstrações para profissionais da área da saúde. O usuário que necessitar do serviço do Samu deve ligar para o número 192 (ligação gratuita). 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!