RODRIGO INDINHO
Uma força-tarefa formada por secretarias municipais de Macapá realizou na manhã desta segunda-feira (17) a desobstrução de um canal com obras irregulares no Bairro Perpétuo Socorro, na zona leste. O proprietário de uma eletro mecânica foi multado em R$ 5 mil por uma construção indevida.
De acordo com J. Cardoso, que fez parte da ação, baseado na legislação de crimes ambientais, os municípios devem cumprir a função social de propriedade, porém, no local não existe propriedade, e, sim, um canal de preservação, que, se obstruído, vai dificultar a vasão das águas fluviais.
As equipes de fiscalização da Semam, Semur, Semduh e GCMM identificaram edificações e construções indevidas no interior do canal, o que é caracterizado de solo não edificável.
“Preocupados com questões ambientais, hoje, trabalhamos em cima da desobstrução interna do canal, sem retirada de residência. Foram identificadas duas construções indevidas em um primeiro mapeamento, foi feita a remoção e será realizado um novo planejamento em parceria com o Ministério Público e o governo, para que a pessoa que continue a construir seja penalizada e presa”, falou Cardoso.
O homem multado, que não teve a identidade revelada, executou obras indevidas no leito do canal, que fica no cruzamento da Rua Hugo Alves Pinto com Oscar Santos. Ele chegou a ser notificado diversas vezes, mas, continuou com as obras e foi penalizado.
“Ele fez um tapume em madeira há dois anos, foi notificado, mas, descumpriu a notificação, construiu em alvenaria, e, como estávamos monitorando ele, podemos perceber que perdeu a noção do espaço público, além de desrespeitar a fiscalização. Com isso, foi penalizado em R$ 5 mil”, reforçou.
O infrator terá dez dias para recorrer. A força-tarefa terá continuidade e as fiscalizações serão intensificadas em diversos pontos da cidade.