Operação leva vacinas para comunidades de difícil acesso no AP

Vigilância em Saúde do Estado e prefeituras desenvolvem ação com militares
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Comunidades de difícil acesso dos municípios de Oiapoque e Amapá começam a receber, nesta terça-feira (11),  equipes de vacinação para a segunda edição da Operação Gota no Estado. 

A ação do Ministério da Saúde é desenvolvida no Amapá de forma coordenada entre a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Força Aérea Brasileira (FAB) e prefeituras. Mais de 20 tipos de vacinas serão ofertadas para crianças, adolescentes e idosos tanto do sexo masculino, quanto feminino. 

Na segunda-feira (10), o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, recebeu a equipe da FAB no gabinete do órgão para alinhar o cronograma de ações no Estado. Participaram do encontro também o secretário de Saúde do município de Amapá, Adervan Frans Mira, a coordenadora da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, e a técnica de imunização do Distrito Sanitário Indígena (Dsei), Josenir Oliveira.

Reunião para definir cronograma da ação: SVS, Dsei, FAB e prefeitura de Amapá. Fotos: ascom SVS

De acordo com Andréa Marvão, este ano, a operação se concentrará na terça-feira nas regiões de Vila Velha, Vila Brasil e Ilha Bela, em Oiapoque, durante a tarde. Na quarta-feira, 12, a imunização ocorre nas mesmas localidades. E, na tarde de quinta-feira, 13, as comunidades do Sucuriju e Tabaco, no município de Amapá, recebem a ação.

“Comunidades indígenas, como Muuru e Karavovo, em Oiapoque, também receberão a operação”, informou Andréa Marvão.

Operação Gota

A Operação Gota, do Ministério da Saúde, leva vacinação até as populações ribeirinhas, rurais e indígenas de oito distritos de Saúde Indígena (DSEI) dos Estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!