Pacientes denunciam espera de mais de 24h para marcação de consulta

Sesa informou que iniciou a implantação do Sisreg, para agilizar o acesso à marcação de consultas
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Pacientes denunciam que estão sob sol e chuva, em cima de papelões, aguardando por mais de 24 horas para atendimento e marcação de consultas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá.

A equipe do portal SelesNafes.com esteve às 11h da segunda-feira (17) no setor de marcação de consultas e constatou a longa espera dos usuários do sistema de saúde pública.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que iniciou a implantação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), para agilizar e ampliar o acesso à marcação de consultas dos usuários de todos os municípios.

Usuários ficam sob sol e chuva Foto: Rodrigo Indinho

Os autônomos Clebson Cruz, de 31 anos, e Manoel Moraes, de 44 anos, estavam na fila para marcação de consulta para clínico geral. Eles contam que chegaram ao hospital às 9h de domingo (16). Nesta segunda-feira, permaneciam à espera.

“Estou há dois meses na busca por uma cirurgia geral, dessa vez, vim ontem [domingo] e ninguém fala nada aqui, só colocaram um aviso dizendo que temos que aguardar até 12h de hoje [segunda-feira]. O por que, ninguém sabe, e quando ainda falam conosco é na maior arrogância”, lamentou Clebson.

Autônomos Clebson Cruz e Manoel Moraes Foto: Rodrigo Indinho

“É humilhante ser tratado desta forma, só queremos ser tratados com dignidade e ter uma saúde de qualidade, pois nem bicho merece ser tratado como nós aqui. Pagamos nossos impostos, temos nossos direitos, mas, ninguém respeita”, reclamou Manoel.

Neiva Pinheiro, de 34 anos, mora em uma área rural de Macapá. Ela conta que tem uma irmã com pedra na vesícula e que ela já foi consultada em 2017, mas, que em dezembro completará um ano que não consegue remarcar um retorno com o médico.

Neiva Pinheiro se disse aflita com situação Foto: Rodrigo Indinho

“Vai fazer um ano de aflição. Minha irmã sente muita dor, eu que venho correr atrás, gasto o que não tenho com passagens e, quando chego aqui, sou tratada como lixo, nunca dá para marcar consulta. Aqui, esses funcionários tratam a gente na base da arrogância, não todos, mas tem muitos, só queremos ser atendidos porque se não precisássemos não estávamos aqui passando toda essa dificuldade”, pediu, chorando, Neiva.

Enquanto a reportagem estava no hospital, um pedido chegou para que os usuários formassem filas, pois o atendimento começaria às 12h. Como não existe um grande espaço coberto, boa parte dos que buscavam pelos serviços ficou em uma longa fila exposta ao sol.

Filas enormes se formaram Foto: Rodrigo Indinho

De acordo com a nota da Sesa, o serviço em processo de implantação já está disponível em 13 cidades (Amapá, Calçoene, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca, Pracuúba, Cutias, Tartarugalzinho, Itaubal, Ferreira Gomes e Mazagão). Com a nova ferramenta, diz a secretaria, o paciente não precisa se deslocar até a capital para fazer o agendamento da sua consulta com o especialista. A previsão é de que no mês de outubro os municípios de Oiapoque e Santana também estejam inseridos no sistema.

Sobre a demora na marcação de algumas especialidades (neuropediatra, cardiovasculares, psiquiatras, ortopedistas, entre outras), a Sesa “diz que tem sido um desafio, pois está ligada à carência de médicos especialistas, um problema em todo o país e principalmente na Região Norte e que realiza estratégias para ampliar o número de médicos”, diz a nota. 

“Já sobre os agendamentos, foi informado que eles são realizados diariamente conforme cronograma previamente divulgado pela CAE e o tempo entre a marcação e o dia da consulta não costuma ultrapassar 20 dias. Para o agendamento da consulta o usuário do sistema de saúde pública deve apresentar no CAE o encaminhamento médico, cartão do SUS e Carteira de Identidade. No caso de agendamento de terceiros, a pessoa deve comprovar grau de parentesco conforme orientação do Ministério Público Estadual”, informou. 

Sobre o tumulto desta segunda-feira, a nota diz que “todas as segundas-feiras são agendadas consultas para 20 especialidades. Especialmente nesta segunda, 17, devido ao ponto facultativo da última sexta-feira, 14, o CAE abriu mais 176 vagas de consultas com cirurgião geral, o que ocasionou maior fluxo de usuários no setor”, diz o documento. 

A Sesa finaliza a nota informando que o prazo de entrega do resultado dos exames realizados no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) não ultrapassa 10 dias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!