DA REDAÇÃO
A professora de língua portuguesa e literatura Nelma Aood está ensinando a alunos e à comunidade receitas de pratos preparados com alimentos orgânicos de hortas de escolas que fazem parte do projeto Escola Verde, no Amapá.
Lotada na Escola Estadual José de Alencar, em Macapá, a educadora utiliza verduras e legumes, e faz o aproveitamento de seus talos e cascas, apresentando um resultado de receitas nutritivas que são servidas na merenda escolar dos alunos, e ensinadas através de oficinas.
Nelma se especializou em culinária e segue o conceito de cozinha experimental, com consumo consciente, saudável, nutritivo e com custo inferior com relação ao mercado local.
Do experimento, saem receitas de sopas, sucos, pães, saladas, sanduíches, risoto, bolos, chás e patês, que são ensinadas para alunos, professores, profissionais da cozinha da escola e a comunidade.
“Educamos para que aprendam a se alimentar de forma correta, com aproveitamento integral dos alimentos. Esta mudança de hábitos influencia na saúde da família e melhora o aprendizado”, falou a professora.
As oficinas são realizadas na escola José de Alencar, com ensinamentos sobre o cultivo, utilidade e utilização dos produtos na produção dos alimentos, e receitas desenvolvidas na prática e aproveitamento de sobras de alimentos.
O Escola Verde é um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e conta com a parceria de colaboradores. A finalidade da iniciativa é estimular a participação de toda a comunidade escolar, que já trabalhava o projeto Horta Escolar, e chamar os moradores e pais de alunos para que aprendam sobre consumo saudável e aproveitamento de alimentos.
O projeto recebe doação de material agrícola e didático de parceiros como o Ministério Público do Amapá (MP), e agrega mais de 30 escolas estaduais, que mantém hortas orgânicas com amparo técnico e de material.