Professora ensina pratos com produtos orgânicos de hortas escolares

Oficinas são repassadas para alunos e comunidade
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A professora de língua portuguesa e literatura Nelma Aood está ensinando a alunos e à comunidade receitas de pratos preparados com alimentos orgânicos de hortas de escolas que fazem parte do projeto Escola Verde, no Amapá.

Lotada na Escola Estadual José de Alencar, em Macapá, a educadora utiliza verduras e legumes, e faz o aproveitamento de seus talos e cascas, apresentando um resultado de receitas nutritivas que são servidas na merenda escolar dos alunos, e ensinadas através de oficinas.

Nelma se especializou em culinária e segue o conceito de cozinha experimental, com consumo consciente, saudável, nutritivo e com custo inferior com relação ao mercado local.

Do experimento, saem receitas de sopas, sucos, pães, saladas, sanduíches, risoto, bolos, chás e patês, que são ensinadas para alunos, professores, profissionais da cozinha da escola e a comunidade.

Alimentos são retirados de hortas escolares Fotos: Divulgação

“Educamos para que aprendam a se alimentar de forma correta, com aproveitamento integral dos alimentos. Esta mudança de hábitos influencia na saúde da família e melhora o aprendizado”, falou a professora.

As oficinas são realizadas na escola José de Alencar, com ensinamentos sobre o cultivo, utilidade e utilização dos produtos na produção dos alimentos, e receitas desenvolvidas na prática e aproveitamento de sobras de alimentos.

O Escola Verde é um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e conta com a parceria de colaboradores. A finalidade da iniciativa é estimular a participação de toda a comunidade escolar, que já trabalhava o projeto Horta Escolar, e chamar os moradores e pais de alunos para que aprendam sobre consumo saudável e aproveitamento de alimentos.     

O projeto recebe doação de material agrícola e didático de parceiros como o Ministério Público do Amapá (MP), e agrega mais de 30 escolas estaduais, que mantém hortas orgânicas com amparo técnico e de material.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!