DA REDAÇÃO
Professores da rede estadual de ensino público foram capacitados para ajudar no enfrentamento à violência contra alunas na internet. Eles participaram, nos dias 30 e 31 de agosto, da palestra “O papel da escola no enfrentamento à violência online contra meninas”.
O treinamento, que ocorreu no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá, abrirá discussões nas escolas e deixa os docentes aptos a mediarem, através de diálogos, as recorrentes situações de violência nos meios digitais.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a capacitação foi conduzida pelas pesquisadoras e palestrantes Janara Sousa e Luísa Montenegro, ambas de Brasília (DF). Elas realizaram uma roda de conversa com as estudantes da Escola Estadual Tiradentes, no Centro de capital amapaense. As alunas relataram experiências e situações que vivenciaram na internet, nas quais foram ofendidas.
Segundo a pesquisadora Janara, a internet não é um espaço seguro para mulheres e meninas, por se tratar de um ambiente propício para todo tipo de bullying, assédio, discriminação e preconceito em grande alcance e exposição. “Uma das graves consequências desse tipo de violação nos meios digitais é a depressão. Por isso, precisamos falar sobre o tema e criar condições para o combate a esse crime”, pontuou a palestrante.
Foto de capa: Ascom/GEA