ANDRÉ SILVA
Macapá tem 28 bairros oficialmente reconhecidos, segundo o último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2010. Entre os que não estão listados pelo instituto, está o Bairro Vitória do São Lázaro, localizado atrás do Conjunto Habitacional Vitória Regia, na zona norte da capital.
Assim como boa parte dos bairros de Macapá, o Vitória do São Lázaro nasceu de uma invasão, e, mesmo não tendo estruturas, como posto de saúde e logradouros públicos, os moradores o reconhecem como bairro.
A comunidade diz que o que falta para o bairro é saneamento básico, porque quando precisam de atendimento médico, escola e praça, eles vão a bairros próximos.
José Bento, de 43 anos, mora no bairro há oito anos. Ele diz que o local tem cerca de 350 casas.
“Morar aqui no bairro é uma boa, porque cada um de nós tem seu lar para morar, e cada um faz a sua parte, porque aqui nós não temos esgoto e asfalto. A única coisa que temos é luz elétrica e coleta de lixo. Somos esquecidos o ano todo, mas, quando chega a eleição, eles aparecem”, reclamou Bento.
Os únicos estabelecimentos comerciais que existem no local são um açougue e um mini box. Lucilene Santa, de 39 anos, e a amiga, Edinelza Pinheiro, de 36 anos, dizem que o local é tranquilo para morar. Elas reclamam que a chuva torna as ruas intrafegáveis por conta da lama, e, na temporada de calor, a poeira invade as casas.
“Aqui falta o que falta na maioria dos bairros: asfalto e outras coisas, porque se precisar de escola e posto de saúde a gente tem aqui perto”, falou a operadora de caixa Lucilene Santana.
Para serem reconhecidos oficialmente, os bairros precisam ser delimitados e a proposta ser transformada em projeto de lei, que deve sair da Câmara dos Vereadores de Macapá.