Acervos históricos na Unifap correm riscos, aponta vistoria

Comissão está percorrendo locais com potencial para tombamento
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma comissão formada por representantes do Ministério Público do Amapá encontrou sérios problemas nas medidas de segurança de acervos históricos importantes guardados na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A vistoria fez parte de um esforço nacional para evitar tragédias como a que ocorreu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

A comissão, formada por representantes da Promotoria do Patrimônio Público do MP (Prodemac) e da própria Unifap, visitou os cinco blocos do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Unifap, e o sítio arqueológico descoberto no campus em 1997.

A vistoria concluiu que não existem medidas para evitar a destruição dos acervos em possíveis incêndios e outros incidentes.

“(…) é necessária a manutenção e prevenção nestes espaços, visto que a Unifap não possui projeto de combate e prevenção à incêndio, e nem Plano Diretor”, diz uma nota emitida pela comissão. A sugestão é que o Corpo de Bombeiros faça uma vistoria para identificar locais vulneráveis à incêndio e aponte as providência e que seja viabilizado estudo técnico para tombamento de espaços com potencial histórico”, comentou uma nota divulgada pela comissão.

Campus onde fica o centro registrado por drone. Fotos: MP/divulgação

Instalações precárias

As equipes utilizaram um drone e câmeras para ilustrar o relatório. Existem cinco hidrantes dentro do campus conectados ao sistema isolado de água da Unifap. A prefeitura da Unifap confirmou a situação precária do sistema elétrico dos blocos e que chegou a haver um princípio de incêndio.

Sítio

Os técnicos também concluíram que o sítio arqueológico, onde em 1997 foram encontrados vestígios dos primeiros povos que habitaram o Amapá, não está sinalizado e protegido.

No prédio do centro, onde estão guardadas dezenas de achados arqueológicos, existem apenas três extintores de incêndio.

Entrada do centro

A comissão pedirá que o Corpo de Bombeiros faça outra vistoria para identificar os pontos mais vulneráveis.

As vistorias irão continuar, e percorrerão outros locais com potencial para tombamento, como o Museu Sacaca, o Museu Joaquim Caetano da Silva e o Largo dos Inocentes, e já tombados como a Fortaleza de São José.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!