Atendimento no INSS pode entrar em colapso em 2019

Dos 128 servidores efetivos do quadro, 86 vão se aposentar no ano que vem
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Amapá corre risco de um colapso no atendimento ao público, segundo a própria instituição alertou. É que dos 128 servidores efetivos do quadro, 86 vão se aposentar no ano que vem.

 Um vídeo feito pela irmã de um usuário, na única agência de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, mostra as pessoas sendo atendidas por um vigilante.

Elaine Nascimento, de 33 anos, acompanhava o irmão no momento do atendimento. Ela fez o vídeo e postou em grupos de rede social, para protestar a situação. A mulher não quis aparecer na reportagem.

Elaine disse que ficou chocada com a situação na agência. Ela reclamou que não havia necessidade de transferir o atendimento do irmão, que, recentemente, passou por uma cirurgia, para outro município, já que ele mora no Bairro Novo Horizonte, em Macapá.

“Só fiz esse vídeo porque acho uma injustiça. Várias pessoas com deficiência, sem um atendimento digno. Meu irmão está operado”, queixou-se.

Por meio de nota, o INSS informou que o local dispõe de apenas um atendente (estagiário), que é o mesmo que faz a distribuição de senhas, e que, no momento em que o vídeo foi gravado, ele ainda não havia chegado a agência.

O instituto garantiu que os estagiários são preparados para dá orientações sobre os serviços previdenciários, e que os 86 servidores da instituição estão recebendo abono de permanência, já esperando para se aposentar.

O estado tem seis agências do INSS. Em 2017, além dos 10 serviços que o instituto oferecia para o segurado, incluíram mais o seguro defeso, o que aumentou a carga de trabalho no local.

Amapá tem seis agências do INSS Fotos: André Silva

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!