RODRIGO INDINHO
O que ocorreu em locais de votação da zona norte de Macapá foi um reflexo do que houve em toda a capital. Com apenas dois candidatos para escolher, o eleitor não se atrapalhou e votou rapidamente, evitando a formação de filas que foram bastante comuns no primeiro turno.
Na Escola Estadual Raimunda dos Passos, no Bairro Novo Horizonte, por exemplo, onde cerca 4,9 mil eleitores estão lotados para votar em onze seções, o movimento foi muito tranquilo.
O aposentado Antônio de Moraes, de 62 anos, lembrou que no 1° turno a fila da seção estava “quilométrica”.
“No primeiro turno estava terrível, passei horas na fila. Hoje foi tranquilo cheguei e em menos de um minuto votei. Espero que ninguém deixe de votar para não para reclamar depois”, alertou o aposentado.
Na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, que fica entre os Bairros São Lázaro e Infraero 1, os coordenadores do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informaram que os eleitores também votaram rapidamente. Mais de 4,1 mil eleitores estão inscritos para votar na escola.
Vale ressaltar que o eleitor que não votar ou justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral deverá pagar uma multa imposta pelo juiz eleitoral. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, o título será cancelado.