RODRIGO INDINHO
Movido pela fé, Mateus Coutinho Aguiar, de 65 anos, planeja sair de Macapá com um barco construído com rodas, em homenagem ao Círio de Nazaré, até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que fica no interior de São Paulo. A peregrinação terá um percurso de 3,5 mil quilômetros e duração de seis meses.
A proposta é empurrar a embarcação de três metros de comprimento, dois de altura e que pesa 70 quilos, pelas estradas que levam de Belém (PA) até a cidade de Aparecida (SP). A finalidade do andarilho é divulgar a religiosidade nortista do Círio de Nazaré, aos fiéis que realizam as maiores romarias do Brasil.
“Criei essa réplica de canoa à vela com o nome ‘Nazaré de Aparecida’, como forma de presente de Nossa Senhora de Nazaré, a rainha da Amazônia, para Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, como forma de mostrar nossa cultura e fé da região amazônica”, falou.
O santanense devoto de Nossa Senhora, que já realizou várias viagens pelo mundo a pé, afirma ter tido o nome no Guinness Book, RankBrasil, e diz que pretende ser o maior peregrino do mundo. Ele conta que teve preparação de três anos para essa viagem que terá um percurso de 3,5 mil quilômetros e duração de seis meses.
“Pretendo dar início a essa jornada no dia 5 de novembro. Pela experiência, foi necessário ter anos de preparação psicológica, física e emocional. Levarei aos locais onde passar a religiosidade do Amapá e Pará, buscarei visitar pelo menos uma igreja de cada município, como forma de agradecimento pelas bênçãos em nossas vidas”, comentou.
Após a peregrinação, Mateus, que já percorreu países da América do Sul, Central e Europa, pretende dar continuidade ao projeto “A maior aventura do mundo a pé”, com a meta de percorrer 40 mil quilômetros e conhecer 50 países. Ele tem três revistas com os registros das viagens.
O fiel andarilho busca patrocínio e ajuda de pessoas que queiram colaborar com essa longa jornada, com depósito na conta poupança da Caixa 0883013000153229-3.