Em tempo real: Novas câmeras da CTMac identificarão veículos roubados

CTMac não irá divulgar a localização das câmeras
Compartilhamentos

SELES NAFES

Parte das novas câmeras que a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) começou a instalar na cidade prometem ser uma grande ferramenta de investigação nos casos de veículos roubados. Elas funcionarão com uma tecnologia que identifica automaticamente as placas com restrição de roubo ou furto.

A CTMac está fazendo segredo sobre os locais exatos onde elas estão sendo instaladas para evitar que criminosos passem a usar outros trajetos na cidade.

O sistema OCR das câmeras fará a identificação das placas e de imediato emitirá um aviso para as autoridades policiais informando que o carro que está sendo procurado acabou de passar por determinada rua.

A informação será uma pista importante para a polícia, e a PM ainda poderá interceptar os veículos se houver agilidade na comunicação entre o sistema, as centrais de operação e as equipes de rua.

“Vamos supor que um carro foi roubado em Belém (PA). Quando ele passar pela rua onde está a câmera o sistema vai acusar em tempo real que o veículo é roubado, emitindo um comunicado para o sistema nacional”, explica o presidente da CTMac, André Lima.

Para que carros e motos roubadas no Amapá também sejam identificados no sistema, será necessário que o proprietário registre um boletim de ocorrência, o que já incluirá os dados do veículo no cadastro nacional de veículos roubados.

A CTMac já tinha 10 câmeras que identificam quando o motorista está sem o cinto ou falando ao celular. Foto: Arquivo/SN

Presidente da CTMac, André Lima Foto: Arquivo/SN

Parceira

A princípio, das 12 novas câmeras, apenas duas terão o sistema OCR, mas a Polícia Federal já manifestou interesse numa parceria para custear a instalação de mais equipamentos. No total, a rede de monitoramento de trânsito da companhia terá 22 câmeras.

A CTMac já tinha instalado 10 câmeras em Macapá com tecnologia que identifica quando o motorista está sem o cinto de segurança ou falando ao celular, mesmo que o carro seja peliculado.

Além disso, essas câmeras giram 360 graus e possuem capacidade de zoom de até 400 metros com alta resolução. O sistema é administrado por uma empresa que recebe R$ 112 mil por mês da companhia.

Veja os locais onde serão instaladas as 10 novas câmeras (não são as OCRs):

Avenida José Tupinambá com Rua Leopoldo Machado (Jesus de Nazaré)

Rua General Rondon com Avenida Antônio Coelho de Carbalho (Trem)

Rua Hamilton Silva com Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd (Centro)

Avenida FAB com a Rua São José (Centro Comercial)

Rua Jovino Dinoá com Avenida Pedro Lazarino (Beirol)

Avenida Claudomiro de Morais com 7ª Avenida dos Congós

Rua Santos Dumont com Avenida FAB (Santa Rita)

Rua Leopoldo Machado com Avenida Antônio Coelho de Carvalho (Centro)

Avenida Padre Júlio Maria com Rua São José (Centro Comercial)

Rua Mato Grosso com Avenida Rio Grande do Norte (Pacoval)

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!