ANDRÉ SILVA
Alunos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) criaram um projeto de irrigação automatizado. Eles apresentaram o experimento na 15ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC), que acontece desde o dia 15, e segue até 19 de outubro, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap).
Até o fim do evento, serão apresentadas mais duzentas pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. Uma delas, bastante criativa e que se preocupa com o meio ambiente, foi idealizada para produtores rurais que precisam regar constantemente suas plantações.
O ‘Sistema de Irrigação utilizando micro-controlador arduino’ foi criado para controlar a irrigação do solo reutilizando a água captada da chuva.
O projeto é composto por uma placa que concentra os componentes eletrônicos, chamada de arduino; uma bomba de água; sensores; hidrômetro, responsável por medir a umidade do solo; e um motor, além de uma cisterna e o sistema de tubulação de água.
O projeto é resultado de uma das disciplinas do curso de engenharia elétrica da Unifap, e foi idealizado pelos alunos do oitavo semestre do curso: Caio Silva Reis, Henrique Sthéfano Santos, Jhoseph Mendes Nobre, Roberta Gomes Pacheco e Tales Barros.
A ideia, segundo os estudantes, é tornar o objeto acessível não só ao homem do campo, mas, também, atender à necessidade da pessoa que tem uma horta em casa, na cidade, e que precisa viajar e não tem quem assuma a responsabilidade.
“A gente pretende fazer um circuito impresso com todos estes componentes em uma única placa, algo compacto, como se fosse uma caixa registradora que ficasse na parede, e o usuário acompanhasse a umidade do solo, horário programado e o nível da cisterna, conferindo o funcionamento do equipamento”, explicou Tales Barros.
A SNTC acontece todos os anos no mês de outubro nas capitais do Brasil, em universidades públicas e privadas. O objetivo do evento é divulgar o que está sendo produzido dentro das universidades a nível de pesquisa científica.
“Quando se fala em ciência, parece algo assim, muito longe da nossa realidade, a gente pensa logo em Albert Einstein e em outros cientistas bastante conhecidos, quando, na verdade, não é bem isso”, garantiu a professora Brígida Ticiane Ferreira da Silva, coordenadora do evento.
Ela disse que os projetos serão avaliados por pesquisadores de universidades de várias partes do Brasil. Os que forem mais bem avaliados, vão receber premiações.
A SNTC encerra na sexta-feira, com a ‘Feira de Profissões’, com as instituições Unifap, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Ueap e Faculdade Estácio. A programação inicia às 9h, e se estende até as 17h. A programação completa pode ser acessada em http://snct.ueap.edu.br/downloads/programacao_geral.pdf.