Feira de ciência tem projeto automatizado de irrigação de solo

Semana da Ciência e Tecnologia acontece na Ueap
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Alunos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) criaram um projeto de irrigação automatizado. Eles apresentaram o experimento na 15ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC), que acontece desde o dia 15, e segue até 19 de outubro, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

Até o fim do evento, serão apresentadas mais duzentas pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. Uma delas, bastante criativa e que se preocupa com o meio ambiente, foi idealizada para produtores rurais que precisam regar constantemente suas plantações.

O ‘Sistema de Irrigação utilizando micro-controlador arduino’ foi criado para controlar a irrigação do solo reutilizando a água captada da chuva.

Sistema de Irrigação utiliza micro-controlador arduino Foto: André Silva

O projeto é composto por uma placa que concentra os componentes eletrônicos, chamada de arduino; uma bomba de água; sensores; hidrômetro, responsável por medir a umidade do solo; e um motor, além de uma cisterna e o sistema de tubulação de água.  

O projeto é resultado de uma das disciplinas do curso de engenharia elétrica da Unifap, e foi idealizado pelos alunos do oitavo semestre do curso:  Caio Silva Reis, Henrique Sthéfano Santos, Jhoseph Mendes Nobre, Roberta Gomes Pacheco e Tales Barros.

Feira acontece na Ueap Foto: André Silva

A ideia, segundo os estudantes, é tornar o objeto acessível não só ao homem do campo, mas, também, atender à necessidade da pessoa que tem uma horta em casa, na cidade, e que precisa viajar e não tem quem assuma a responsabilidade.

“A gente pretende fazer um circuito impresso com todos estes componentes em uma única placa, algo compacto, como se fosse uma caixa registradora que ficasse na parede, e o usuário acompanhasse a umidade do solo, horário programado e o nível da cisterna, conferindo o funcionamento do equipamento”, explicou Tales Barros.

Alunos apresentaram trabalhos inovadores Foto: André Silva

A SNTC acontece todos os anos no mês de outubro nas capitais do Brasil, em universidades públicas e privadas. O objetivo do evento é divulgar o que está sendo produzido dentro das universidades a nível de pesquisa científica.  

“Quando se fala em ciência, parece algo assim, muito longe da nossa realidade, a gente pensa logo em Albert Einstein e em outros cientistas bastante conhecidos, quando, na verdade, não é bem isso”, garantiu a professora Brígida Ticiane Ferreira da Silva, coordenadora do evento.

Professora Brígida Ticiane Ferreira da Silva, coordenadora do evento Foto: André Silva

Ela disse que os projetos serão avaliados por pesquisadores de universidades de várias partes do Brasil. Os que forem mais bem avaliados, vão receber premiações.  

A SNTC  encerra na sexta-feira, com a ‘Feira de Profissões’, com as instituições Unifap, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Ueap e Faculdade Estácio. A programação inicia às 9h, e se estende até as 17h.  A programação completa pode ser acessada em http://snct.ueap.edu.br/downloads/programacao_geral.pdf.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!