RODRIGO INDINHO
Visitantes denunciam o descarte irregular de lixo e entulho às margens da lagoa que fica em meio a praça Floriano Peixoto, no Bairro do Trem, área central de Macapá. Eles afirmam que a falta de educação de alguns frequentadores vem causando o crime ambiental e a depredação do local.
A dona de casa Maria José, de 42 anos, levou a família para fazer algumas fotos na praça que, para ela, é um local bonito, mas afirma que quando chegou e se deparou com os problemas se sentiu envergonhada.
“Aqui é o coração da cidade, então trouxe as crianças para passear no patinho e está aí, no meio do lixo e no fundo do lago, ainda podemos presenciar os postes no chão e colchões velhos pela praça. Desse jeito não tem como fazer os registros. São coisas simples de resolver e espero que sejam feitos reparos para a população poder usufruir tranquilamente”, lamentou Maria José.
A estudante Beatriz Cardoso, de 19 anos, é filha de dona Maria José e chegou recentemente no Amapá. A jovem diz que os frequentadores são os principais responsáveis pela praça estar nessa situação e pede a conscientização dos demais visitantes.
“É falta de conscientização das pessoas, porque na praça existem várias lixeiras. Suponho que quando os frequentadores viessem passear poderiam trazer sua sacolinha para por seu lixo, e a prefeitura poderia realizar ações e fiscalizar também para conscientizar esse povo sem educação, assim todos nós ganharemos”, disse Beatriz.
Prefeitura de Macapá
Em relação às demandas da Praça Floriano Peixoto, a Prefeitura de Macapá esclareceu que a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) encaminhará equipes para fazer o levantamento dos bens deteriorados no espaço. A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) já enviou equipes para fazer a limpeza do local.
O Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) está com processo de licitação em andamento para a terceirização e manutenção dos pedalinhos e a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) está todos os dias pela manhã, tarde e noite fazendo ronda pelo local. A prefeitura informa ainda que o despejo de lixo em logradouros e praças públicas pode gerar multa de até R$ 2 mil, e o infrator poderá ser conduzido à delegacia mais próxima e responder por crime ambiental. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 99147-1050.