Pacoval comemora 50 anos de devoção à Nossa Srª Aparecida

Meio século de existência do bairro também é tema da programação
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A programação religiosa da Festividade de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro do Pacoval, zona norte de Macapá, acontece na sexta-feira (12). Apesar do início das obras do novo templo da padroeira do Brasil e do bairro, a programação corre normalmente em uma área nas dependências da antiga igreja, na Avenida Guanabara. A festividade faz parte do calendário de comemorações da comunidade.

Às 7h inicia a missa de apresentação do manto e às 17h30 será a missa solene, que é seguida de uma procissão pelas ruas do Pacoval. Durante a noite, é a vez das atrações culturais, com a cantora Brenda Melo, Banda Placa e Banda Vinil.

O evento comemora os 50 anos de devoção da comunidade, e acontece no período de construção de um novo prédio para a igreja. Os fiéis estão aproveitando a oportunidade para comemorar também os 50 anos de existência do Bairro do Pacoval.

Evento religioso movimenta o Bairro do Pacoval. Fotos: divulgação

Este ano, a festa traz o tema: “Uma leiga chamada Maria, 50 anos construindo uma comunidade de fé”. 

Luana Nunes, membro do conselho pastoral comunitário, diz que a festa se tornou uma tradição da comunidade e faz parte da cultura dos moradores do Pacoval. Ela destaca que, no período da festa, muitos devotos aproveitam para pagar promessas. No primeiro dia, muitos entram pelas portas da igreja de joelhos agradecendo pelos milagres.

“É algo que todo ano os fiéis esperam. A festa tem a importância do simbólico para as pessoas: a fé em Nossa Senhora, na interseção que elas acreditam e na realização de milagres” considerou Nunes.

Enquanto obras iniciam, programação será na área do antigo templo

As festividades começaram no dia 16 de setembro e vão até o dia 21 de outubro. Todos são convidados e a entrada é franca. A programação completa da festa pode ser acessada em https://www.facebook.com/IG.N.Sra.AparecidaMacapa/.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!