SELES NAFES
Aos 56 anos, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), foi reeleito neste domingo (28) para um inédito e histórico quarto mandato.
Numa votação apertada que confirmou as últimas pesquisas, com 97,12% das urnas apuradas ele tinha 187.962 votos, ou seja, apenas 52,33%. Seu arquirrival político nas últimas duas décadas, o ex-governador João Capiberibe (PSB), estava com 171.253 votos, o equivalente a 47,67% dos votos válidos.
O governador, natural de Gurupá (PA), governou o Amapá pela primeira vez em 2002 e foi reeleito em 2006 para o segundo mandato. Em 2010, perdeu a corrida para o Senado após ser preso na Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, mas foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em todos os processos.
Em 2014, ele derrotou Camilo Capiberibe (PSB), filho de João Capiberibe, no segundo turno, e passou a ser o político que mais vezes governou o Amapá.
O novo vice-governador é o empresário Jaime Nunes (Pros), dono da rede de lojas Domestilar e de empreendimentos no Amapá no setor de alimentos e pecuária.
Nesta eleição, ele conseguiu um arco de alianças com outros oito partidos: Pros, PTB, MDB, PRB, PRP, PCdoB e PMB. No segundo turno, recebeu adesões de lideranças de partidos que apoiaram a candidatura de Davi Alcolumbe (DEM), que ficou em terceiro lugar na corrida pelo governo do Estado.