SELES NAFES
Um advogado do Amapá está entre os presos na Operação Rapina, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (28), em Macapá. A PF investiga um esquema de saques fraudulentos de precatórios na Caixa Econômica Federal de Macapá.
Foram expedidos cinco mandados de prisão temporária nas cidades de Macapá e Barcarena, no Pará. O inquérito foi aberto a partir de notícia crime formulada pela própria Caixa, informando duas ocorrências envolvendo pagamentos fraudulentos de precatórios oriundos da Justiça Federal.
De acordo com a PF, o grupo teria utilizado procurações falsas expedidas e autenticadas no mesmo cartório em Barcarena.
Os acusados estão sendo investigados por estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento público, uso de documento falso, falso reconhecimento de firma ou letra, e associação criminosa, cuja as penas somam 21 anos de prisão.
A PF não mencionou a prisão e muito menos o nome do advogado, mas a OAB confirmou ao Portal SelesNafes.Com que houve a prisão. O presidente da ordem, Paulo Campelo, está desde o início da manhã na sede da Superintendência da Polícia Federal acompanhando o depoimento do advogado.
Campelo acredita que o advogado foi envolvido sem saber no esquema.
“Acredito que ele será liberado assim que terminar a oitiva”, calculou.