Apesar de ataques nas redes, eleição na OAB é considerada tranquila

Votação será na próxima sexta-feira (16) e não será eletrônica
Compartilhamentos

SELES NAFES

Na próxima sexta-feira (16) os advogados do Amapá escolherão quem será o novo presidente da OAB, em eleição direta. Em comparação a anos anteriores, o clima é de certa urbanidade entre os dois candidatos que disputam o pleito, mas já há provocações nas redes sociais.

Duas chapas concorrem ao comando da OAB: uma encabeçada por Auriney Brito, e outra liderada por Charles Bordalo. Um vídeo disparado no WhatsApp contém críticas a um dos rivais e foi viralizado entre os advogados.

“Os advogados ficam tensos no processo eleitoral, mas essas situações são excepcionais. As duas chapas têm mantido o equilíbrio. Em anos anteriores vimos situações bem mais complicadas. Os dois candidatos estão dando exemplos de civilidade, e seus liderados também estão seguindo isso”, relativizou o presidente da comissão eleitoral, Franco Aurélio Brito de Souza.

Paulo Campelo é o atual presidente da OAB no Amapá. Fotos: Arquivo/SN

Cada chapa possui 84 componentes. A comissão eleitoral organizou cinco seções na sede da OAB em Macapá e uma na subseção do município de Santana. Este ano o voto não será eletrônico. As urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) foram solicitadas, mas os equipamentos ainda estão no período de 30 dias em que ficam suscetíveis à auditoria, conforme estabelece a lei eleitoral.

Sem inadimplentes

Dos 3.255 advogados inscritos no Amapá, 1.893 estão aptos a votar porque estão em dia com o pagamento da anuidade. Desse total, 1.747 estão em Macapá e 146 em Santana.

Para evitar que advogados inadimplentes consigam liminares de última hora para votar, neste ano a OAB editou um provimento que limita a participação no processo apenas aos profissionais que tenham se regularizado pelo menos 30 dias antes da votação.

Advogado Charles Bordalo lidera a Chapa 2…

…e Auriney Brito a Chapa 1

O presidente da OAB terá três anos de mandato (2019/2021) e a missão de conduzir a entidade em busca da valorização do advogado, defesa das prerrogativas e também no campo político na atuação pelos direitos humanos.

“A OAB tem um papel pedagógico, principalmente num período que nós vivemos o avanço de atitudes policialescas. A sociedade tem que ver na OAB um sustentáculo dos direitos humanos”, concluiu Franco Souza.

O atual presidente é Paulo Campelo, que ficou licenciado nos últimos meses para disputar uma cadeira de deputado federal. Ele não consegui ser eleito e voltou a dirigir a entidade. Durante a ausência, foi substituído por Auriney Brito, o atual vice-presidente.

A votação na sexta-feira iniciará às 9h e se estenderá até às 17h. 

Presidente da comissão eleitoral, Franco Aurélio: em anos anteriores processo foi mais tenso

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!