Após operação, empresas de ônibus reagem e dizem buracos depreciam frota

Empresas dizem que amargam prejuízos de R$ 3 milhões, mas não responderam a outros problemas que nada têm a ver com a buraqueira
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

As empresas de ônibus do Amapá reagiram, nesta quarta-feira (21), à divulgação do resultado da Operação Garagem, realizada pela Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) realizada na semana passada. A vistoria encontrou condições boas de circulação em apenas 24 dos 162 veículos avaliados.

O Setap disse que houve uma “rápida depreciação da frota de ônibus” em função da situação de ruas e avenidas de Macapá. O sindicato garantiu que os principais problemas encontrados nos ônibus dizem respeito à suspensão dos veículos.

“Nos últimos 10 anos, o Setap vem alertando a CTMac sobre a situação. A CTMac por sua vez tem solicitado providências da Secretaria de Obras do Município, mas ainda não houve um investimento efetivo nos corredores de ônibus, somente ações paliativas”, diz a nota do Setap, estimando em R$ 3 milhões os prejuízos causados pelos buracos.

Como exemplo, o Setap citou a Capital Morena, a empresa mais nova entre as que operam em Macapá. Os carros da empresa teriam idade média de 3 anos, e mesmo assim oito dos 13 veículos vistoriados foram considerados sem condições.

Foto divulgada pelo Setap em rua no Bairro do Araxá

Elevadores de cadeirantes com defeitos na maioria dos coletivos. Foto: CTMac

O Setap avaliou que as fiscalizações são importantes, e garantiu que houve renovação da frota. E, apesar de uma suposta defasagem na tarifa de ônibus, as empresas ainda irão entregar 30 novos abrigos de ônibus nos próximos dias.

“A frota do Amapá é uma das mais novas do Brasil e a mais nova do Norte, mas infelizmente a situação da malha viária causa uma acelerada depreciação nos carros”, disse o presidente do Setap, Décio Melo.

Contudo, o Setap não respondeu a outros problemas encontrados na fiscalização e que não podem ser atribuídos à malha viária, como ausência de poltronas e de campainhas para cadeirantes, limpadores de para-brisas quebrados, estofados rasgados e até buzinas com defeitos.

O assessor do Setap, informou depois que parte da frota será renovada no dia 31 de dezembro deste ano. Serão cerca de 30 novos ônibus. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!