RODRIGO INDINHO
Em todo Estado, milhares de bolsistas estão sendo convocados para esclarecimentos sobre a retomada do Programa Amapá Jovem. O programa estava suspenso durante o período eleitoral por determinação de ordem judicial. A aula inaugural aconteceu durante está quarta-feira (14), no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.
Segundo a Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), o intuito do Amapá Jovem é incluir e qualificar jovens com idade entre 15 e 29 anos, através de cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania, atividades pedagógicas e esportivas, além, de transferência de renda no valor de R$ 120.
Aluna da Escola Estadual Nilton Balieiro, a bolsista Maíza Ramos, de 19 anos, mora com outras dez pessoas em uma casa no Km 9 da Rodovia AP-440. Ela relata que além da capacitação que recebe, a remuneração simbólica ajuda bastante na renda da família.
“Aqui fiz vários amigos e através do programa sempre aprendi, pois almejo um futuro na área do jornalismo. Lá em casa, só minha mãe trabalha e a remuneração do programa faz muita falta. Para outras pessoas pode ser pouco, mas pra mim ajuda bastante. Então estou feliz com a retomada”, alegrou-se Maíza Ramos.
Moradora do Bairro Cidade Nova 1, Egisneth Gonçalves, de 20 anos, conta que o programa abriu portas para sua vida profissional.
“Antes, só ficava em casa e quando entrei para o programa comecei a ter uma percepção do que quero para meu futuro como cidadã, que é poder ajudar as pessoas na área de nutrição. A interrupção acabou prejudicando nosso aprendizado e espero que, com a retomada, novas oportunidades continuem sendo criadas para todos nós jovens”, comentou Egisneth.
O secretário Pedro Filé ressalta que a partir da próxima semana o programa, que atende cerca de 10 mil jovens, terá as atividades retomadas em todo o Estado. De acordo com o secretário, o momento é de reorganização e que o Amapá Jovem terá brevemente novos beneficiados.
“De antemão estamos garantindo o pagamento de Julho até sexta-feira (16). Sobre os meses paralisados, não podemos pagar pois não houve atividade. Os bolsistas que completariam ano em março e passariam por um processo de reavaliação terão até junho pra completar os doze meses de atividades. É um momento de reafirmar o compromisso com a juventude. Um dos compromissos é atender a 20 mil jovens já em 2019 com novas metodologias”, afirmou Pedro Filé.
Nesta quinta-feira (15), ocorrerá um novo evento com os bolsistas, no município de Santana. O encontro acontecerá na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes, a partir das 9h. Nos demais municípios, já estão sendo feitas reuniões com os coordenadores dos polos.
Foto de capa: Irineu Ribeiro/Secom