Em cerimônia, bolsistas comemoram retorno do Amapá Jovem

Sejuv pretende ampliar para 20 mil os contemplados com as ações do programa
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Em todo Estado, milhares de bolsistas estão sendo convocados para esclarecimentos sobre a retomada do Programa Amapá Jovem. O programa estava suspenso durante o período eleitoral por determinação de ordem judicial. A aula inaugural aconteceu durante está quarta-feira (14), no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.

Segundo a Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), o intuito do Amapá Jovem é incluir e qualificar jovens com idade entre 15 e 29 anos, através de cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania, atividades pedagógicas e esportivas, além, de transferência de renda no valor de R$ 120.

Maíza Ramos: sonho de ser jornalista Foto: Rodrigo Indinho

Aluna da Escola Estadual Nilton Balieiro, a bolsista Maíza Ramos, de 19 anos, mora com outras dez pessoas em uma casa no Km 9 da Rodovia AP-440. Ela relata que além da capacitação que recebe, a remuneração simbólica ajuda bastante na renda da família.

“Aqui fiz vários amigos e através do programa sempre aprendi, pois almejo um futuro na área do jornalismo. Lá em casa, só minha mãe trabalha e a remuneração do programa faz muita falta. Para outras pessoas pode ser pouco, mas pra mim ajuda bastante. Então estou feliz com a retomada”, alegrou-se Maíza Ramos.

Moradora do Bairro Cidade Nova 1, Egisneth Gonçalves, de 20 anos, conta que o programa abriu portas para sua vida profissional. 

Egisneth Gonçalves: programa ajuda jovens a buscar um futuro melhor Foto: Rodrigo Indinho

“Antes, só ficava em casa e quando entrei para o programa comecei a ter uma percepção do que quero para meu futuro como cidadã, que é poder ajudar as pessoas na área de nutrição. A interrupção acabou prejudicando nosso aprendizado e espero que, com a retomada, novas oportunidades continuem sendo criadas para todos nós jovens”, comentou Egisneth.

Secretário de Juventude, Pedro Filé: meta de dobrar o número de bolsistas no próximo ano Foto: Rodrigo Indinho

O secretário Pedro Filé ressalta que a partir da próxima semana o programa, que atende cerca de 10 mil jovens, terá as atividades retomadas em todo o Estado. De acordo com o secretário, o momento é de reorganização e que o Amapá Jovem terá brevemente novos beneficiados.

“De antemão estamos garantindo o pagamento de Julho até sexta-feira (16). Sobre os meses paralisados, não podemos pagar pois não houve atividade. Os bolsistas que completariam ano em março e passariam por um processo de reavaliação terão até junho pra completar os doze meses de atividades. É um momento de reafirmar o compromisso com a juventude. Um dos compromissos é atender a 20 mil jovens já em 2019 com novas metodologias”, afirmou Pedro Filé.

Em todo o AP, programa assiste 10 mil jovens Foto: Irineu Ribeiro/Secom

Nesta quinta-feira (15), ocorrerá um novo evento com os bolsistas, no município de Santana. O encontro acontecerá na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes, a partir das 9h. Nos demais municípios, já estão sendo feitas reuniões com os coordenadores dos polos.

Foto de capa: Irineu Ribeiro/Secom

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!