Esgoto de residencial é despejado em área de ressaca, dizem vizinhos

Mau cheiro e crianças doentes são problemas relatados pelos moradores
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores da Rua Fortunato Peres, localizada no Bairro Cuba de Asfalto, na zona sul de Macapá, estão denunciando que o esgoto vindo do Residencial Jardim Açucena está sendo despejado em uma área de ressaca onde moram várias famílias. Eles dizem que antes da inauguração do residencial não havia mau cheiro no local e as crianças não ficavam doentes.

Três manilhas saem do residencial e despejam água, que deveria ser apenas de chuva, direto na área de ressaca. Uma delas, segundo Rorio Paes, de 35 anos, que trabalhou como bombeiro hidráulico na construção do residencial e que mora no local há 12 anos, foi furada para que uma tubulação de esgoto fosse acoplada a ela. Ele disse que viu o momento que o procedimento foi feito.

Alcemir Magave: fedor começou após inauguração do residencial Fotos: André Silva

A reportagem do Portal SelesNafes.com observou que é apenas desta manilha que sai uma água escura e fétida, que é despejada na área de ressaca.

“Quando os bueiros do residencial começaram a transbordar eles amenizaram a situação fácil, fácil, mas como? Eles pegaram um tubo de 150 milímetros e fizeram uma interligação manual na primeira manilha de dentro da cisterna que recebe o esgoto, para fora. E a única manilha que vem com esgoto é essa. A gente vai lá e eles ficam jogando o problema um para o outro”, reclamou Paes.

Rorio Paes: uma das manilhas foi acoplada ao esgoto do Açucena

Alcemir Magave, de 40 anos, mora na região o mesmo tempo que o vizinho. Ele disse que, dentro desses 12 anos, uma situação como essa nunca havia acontecido.

Falou também que depois da inauguração do residencial teve que passar a conviver com o mau cheiro na água que passa em frente a sua casa. Disse que um engenheiro da obra do residencial informou que a água que sai das manilhas são da chuva.

Estação de tratamento da Caesa

“A gente sabe que não é. Aqui você não consegue almoçar e jantar direito, por causa do mau cheiro. O pessoal da prefeitura reuniu com moradores e disse que ia resolver e não resolveu. Nós não queremos saber de quem é a culpa. Já chega! Nós vamos resolver do nosso jeito, vamos tapar as manilhas”, ameaçou o morador.

O jogo de empurra-empurra

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informou, por meio de nota, que as manilhas não fazem parte do sistema de esgoto do conjunto. Disse também que o bombeamento dos dejetos é feito na estação de tratamento do conjunto e o despejo é feito na bacia de decantação.

Moradores já procuraram autoridade em busca de solução

Já a Coordenadoria de Habitação Municipal disse que está ciente da situação e já entrou em contato com a Caesa para tentar solucionar o problema.

O Residencial Jardim Açucena foi  entregue em fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal de Macapá. Cerca de 1,5 mil famílias moram no local.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!