OLHO DE BOTO
Militares do Batalhão de Força Tática do Amapá prenderam duas mulheres acusadas de envolvimento no “golpe do envelope vazio”, cada dia mais comum nas redes sociais.
A prisão ocorreu na noite desta quinta-feira (29), por volta das 21h, no Bairro das Pedrinhas, na zona sul de Macapá.
O golpe geralmente é articulado de dentro do Iapen por meio de um perfil falso nas redes sociais. E mais uma vez o criminoso se identificou como se fosse o delegado de polícia Inácio Maciel, diretor do Detran.
A vítima caiu no golpe após anunciar filhotes de cães da raça pitbull em grupos de compra e venda no Facebook. O falso delegado adquiriu um dos cães ao valor de R$ 800, e prometeu efetuar o pagamento através de depósito bancário na conta da vítima.
O comprovante de depósito, que sempre é emitido automaticamente em caixas eletrônicos, foi enviado via Whatsapp.
Após isso, uma mulher, seguindo ordens do golpista, foi até o endereço indicado pelo vendedor e pegou o cachorro. Antes de ir embora com o animal, ela ainda posou para fotos ao lado da vítima e do filhote.
Quando o vendedor descobriu que o dinheiro não havia caído em conta, e que tudo era mentira, já era tarde, o cão já estava longe.
A PM entrou no caso e com as fotos conseguiu identificar e localizar a mulher. Porém, o cão já estava na posse de uma outra mulher, que também foi presa.
Elas foram apresentadas ao delegado plantonista do Ciosp do Pacoval. Após o depoimento, as duas mulheres foram soltas, mas vão responder a processo por estelionato.
O filhote foi devolvido ao dono, mas o falso delegado ainda não foi identificado.