RODRIGO INDINHO
Uma jovem estudante amapaense foi convidada a integrar o projeto da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), que tem o objetivo de torná-la uma futura atleta da seleção brasileira em sua modalidade. A atleta participa de competições, na categoria de 12 a 14 anos da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RN.
Vinda de família humilde da comunidade quilombola do Curiaú, às margens da rodovia AP-070, a 8 km de Macapá, Natiara Lorrana dos Santos Amaral, de 12 anos, é aluna da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, por onde disputou a etapa estadual. Após se classificar para a fase nacional, a atleta passou por uma preparação de quatro meses, na Associação Esportiva Bruno Mesquita (AEBM), no Amapá.
Durante a competição Nacional, a adolescente teve uma surpresa na manhã de segunda-feira, 19, na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde acontecem as provas do atletismo. Ela se emocionou.
“Enquanto participava, ela foi selecionada pelo Professor Doutor da Universidade Federal de Lavras [de Minas Gerais], Fernando Oliveira, que é observador da CBAT e especialista em seleção e detecção de talentos, para fazer parte de um projeto da Confederação, com objetivo de se tornar uma futura atleta da seleção brasileira dessa modalidade e esbanjou felicidade”, informou Osvaldo Santos, que acompanha a jovem e a delegação.
Nesta terça-feira (20), em uma palestra que será realizada pelo observador, serão mostradas fotos de Natiara Lorrana e do quilombo do Curiaú, onde ela reside. A jovem retorna ao Amapá na madrugada de quinta-feira, 21, cheia de histórias para contar à sua comunidade, que tanto respeita, orgulha e representa.
Fotos: Arquivo Pessoal