“Racismo institucional” é tema de encontro na OAB

Evento encerra atividades do mês da Consciência Negra
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB-AP), vai promover nesta quinta-feira (29), o 3° Fórum de Diálogo da Ordem. Este ano, o tema será “Racismo Institucional”.

Dentro dessa temática, o fórum propõe o debate sobre os desafios e as perspectivas dentro do novo cenário político que se instalará no país, sobretudo, na continuidade das políticas públicas em favor dos menos assistidos pelo governo.

Fórum ocorre na sede da OAB-AP Foto: arquivo SN

 

O presidente da comissão, o advogado Danilo Martins, explicou que o termo Racismo Institucional passou a ser usado nos anos 60, nos Estados Unidos, quando iniciaram os movimentos sociais negro, envolvendo diversas entidades representativas da época, como os Panteras Negras, movimento Black Power, entre outros.

“Nada mais é que o racismo praticado pelo próprio Estado. Por exemplo, a não titulação das terras quilombolas. É uma coisa que já tem estatuto, leis, decretos presidenciais e até agora a maioria desses quilombos não foram titulados”, protestou o advogado.

Advogado Danilo Martins: racismo institucional deve ser denunciado Foto: André Silva

Participam do evento entidades públicas e da sociedade civil organizada.

A comissão de Igualdade Racial da OAB tem a função de auxiliar a presidência da entidade nas suas prerrogativas. Além disso, ela é procurada pela população quando há alguma denúncia de racismo.

Martins explicou que qualquer pessoa que se sentir discriminada deve registrar um queixa na Delegacia Especializada em Crimes de Racismo e Delitos de Intolerância, localizada no Bairro Araxá, zona sul de Macapá.

O Fórum começa a partir das 18h30min e será no auditório da OAB, no Centro da capital. As inscrições podem ser feitas no local do evento. 

Foto de capa: André Silva

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!