INFORMATIVO
A Unimed Fama, a federação que reúne as Unimeds da Amazônia, abriu em Macapá um novíssimo Centro de Fisioterapia, num prédio que também acomodará os escritórios administrativos e de atendimento aos usuários.
Durante a inauguração, na noite de quarta-feira (28), o presidente da Unimed Fama, o cardiologista Emanoel Gledeston Dantas Licarião, anunciou novos investimentos e pediu desculpas aos usuários da Unimed Macapá por transtornos do passado.
O novo Centro de Fisioterapia, com consultórios de outras especialidades e escritórios da gestão ocupam térreo e dois andares de um prédio moderno e com acessibilidade, na Avenida Coaracy Nunes, no Centro Comercial de Macapá.
O prédio, que será aberto ao público no dia 10 de dezembro, também fará as autorizações médicas, emissão de guias e carteirinhas aos usuários da Unimed.
“Estamos inaugurando hoje, mas nosso trabalho está só começando. O próximo passo é abrir e começar o atendimento, assim que vencermos algumas etapas burocráticas”, informou a gerente de Ativos da Unimed Fama, Carmélia Villa.
Durante a inauguração, médicos cooperados e representantes do governo do Estado, Associação dos Magistrados do Amapá, Federação do Comércio (Fecomércio), entre outras entidades, conheceram a estrutura para reabilitação em fisioterapia, com serviço de acupuntura, além dos consultórios de especialidades como psicologia e nutrição.
Entre as instituições presentes à inauguração também estava presente a Unimed Brasil, representada pelo médico Marcelo Mergh Monteiro. Para ele, o investimento da Unimed Fama é um gesto que consolida o compromisso de uma relação que será longa com os usuários do Amapá.
“Temos o nosso jeito de cuidar, que é dando muita atenção aos nossos clientes e cooperados. São 51 anos. Esse investimento é uma consolidação da Unimed que já está em 84% do território nacional. Aqui no Norte vínhamos tendo problemas, até que a Unimed Fama resolveu empreender aqui”, comentou.
De acordo com o Marcelo Mergh, a Unimed no Brasil tem 117 mil médicos cooperados, 514 mil funcionários e 118 mil hospitais próprios.
O presidente da Unimed Fama, Emanoel Gledeston Dantas Licarião, falou com o Portal SelesNafes.Com sobre investimentos, agradeceu a confiança dos usuários os cooperados no processo de recuperação da imagem da Unimed no Amapá.
O que representa para a estrutura da Unimed Fama a entrega desse centro?
Uma vitória. Viemos para absorver a carteira (de usuários) da Unimed Macapá num momento muito conturbado e difícil. Era uma crise grande com falta de atendimento e falta de credibilidade da marca que ficou totalmente comprometida. Também haviam muitas dívidas com fornecedores e prestadores, bem caótico. A própria Justiça não acreditava muito numa solução. Então a gente se dispôs com apoio dos cooperados locais e da Unimed Brasil e Federação Nacional, e nos últimos anos construímos a solução e recuperamos a imagem.
O que o senhor diria agora para os usuários da Unimed que tiveram muitos problemas nos últimos anos para buscar atendimento na cooperativa?
Primeiro pedir desculpas por todo o contratempo que o nosso cliente teve que enfrentar. Segundo, agradecer por terem confiado na gente diante de todas as adversidades. Por último, dizer que vamos devolver tudo em assistência médica de qualidade.
O que é a Unimed Fama? Como funciona?
O sistema Unimed é constituído por cooperativas singulares em suas cidades que se reúnem em federações. A nossa federação é regional. Não temos Unimeds suficientes em cada estado para fundar uma federação, por isso temos uma única federação na Amazônia. Antes eram duas federações: para a Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental, mas fundimos em uma só. Todas as federações constituem a Confederação Nacional.
Existem outras unidades (centro de fisioterapia) como essa na Amazônia?
Sim. Estamos construindo em Boa Vista (RR). Em Manaus estamos absorvendo parte da carteira da Unimed Manaus e ampliando as estruturas. Também entraremos no Sul do Pará e em Santarém.
Quais os planos para o Amapá?
Esse é o projeto inicial. Estamos abrindo uma célula administrativa com conforto para o usuário e com núcleo de reabilitação em fisioterapia, atendimento em psicologia, nutrição, terapia ocupacional, e esperamos inaugurar no ano que vem o centro de hemodinâmica com medicina invasiva de alta complexidade, além de reinaugurar o hospital (Bairro do Marco Zero) que está sendo totalmente restruturado.