Votos de Janete são anulados pelo TSE

Tribunal avaliou que não tinha sentido deferir pedido para validação dos votos se Janete não teve o suficiente para ser eleita
Compartilhamentos

SELES NAFES

Os votos da ex-candidata ao Senado, Janete Capiberibe (PSB-AP) foram considerados nulos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em acórdão referente ao mandado de segurança movido pelo senador João Capiberibe (PSB). O relator da ação, ministro Og Fernandes, considerou que não havia sentido deferir o pedido do PSB se Janete não teve votos para ser eleita. No jargão jurídico, trata-se da “perda do objeto da ação”. 

Janete Capiberibe teve 125.123 votos, e Lucas Barreto (PTB) 128.186 votos, ficando com a segunda vaga para o Senado. O primeiro colocado foi Randolfe Rodrigues (Rede) com mais de 265 mil votos. Com a decisão, ela passa a ter zero voto na eleição.

“(…) Constata-se que Janete Capiberibe (PSB), candidata ao cargo de senador da República, não logrou êxito no pleito ocorrido, o que importa em manifesto prejuízo do direito pleiteado”, explicou o ministro, no acórdão publicado somente no último dia 7.

No dia 16 de outubro, o TSE permitiu que o PSB substituísse o vice do PT (partido indeferido por problemas na prestação de contas) por um filiado do PSB, viabilizando a chapa de Capiberibe para disputar o segundo turno.

No entanto, só houve manifestação sobre a situação de Janete na sessão que apreciou o mérito da ação, no último dia 23.

A derrota torna ainda mais difícil de ocorrer uma decisão que anule a eleição para o Senado, como pretende uma outra ação movida pelo PSB. Janete alega ter sido prejudicada pelo TRE do Amapá quando teve os foros considerados nulos no sistema de votação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!