DA REDAÇÃO
A partir desta quarta-feira, 26, os agendamentos de consultas especializadas em Macapá ficarão sobre responsabilidade da prefeitura, que montou postos de atendimento nas quatro unidades do Super Fácil da capital: Zona Oeste, Beirol, Zona Norte e Novo Buritizal.
As equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Macapá (Semsa) farão os agendamentos através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
O serviço de marcação de consultas de especialidades está sendo descentralizado para os municípios. Ele era feito apenas pelo Estado, no Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL). Segundo o Estado, com a descentralização, pacientes do interior não precisarão mais se deslocar até a capital para agendar consultas de especialidades médicas.
Porém, os municípios são encarregados apenas pelos agendamentos. O quantitativo de vagas ainda será definido pelo Estado.
Macapá foi o último município a definir o local para agendamentos e consultas especializadas. Agora todos 16 municípios do Estado do Amapá têm seus locais para ofertar o serviço descentralizado.
Como agendar
O atendimento será feito nos mesmos boxes das unidades do Super Fácil onde a prefeitura faz o cadastro e a atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, Cartão do SUS, encaminhamento médico e comprovante de residência. Para agendar consultas para terceiros, deve-se possuir até segundo grau de parentesco.
Foto de capa: