Em 4 anos, Amapá teve 58 colisões entre aviões e urubus por causa de lixeiras

Delegacia efetuou prisões de infratores que faziam despejo ilegal de resíduos na Norte Sul
Compartilhamentos

OLHO DE BOTO

As constantes colisões de aviões com urubus no espaço aéreo, próximo ao Aeroporto Internacional de Macapá, acenderam o sinal de alerta e fizeram a Delegacia do Meio Ambiente do Amapá (Dema) entrar em ação.

Na manhã desta quarta-feira (5), três funcionários de uma empresa de construção civil foram presos quando despejavam lixo em uma área da Infraero, que fica próxima da Rodovia Norte Sul.

A prisão foi feita pelos agentes da Dema, que ficaram de campana e flagraram o momento que os três funcionários chegavam, no caminhão da própria empresa, e efetuavam o despejo do lixo. Nesse momento, eles receberam voz de prisão. Após o despejo irregular, eles foram obrigados a retirar o lixo do local. Assista:

Para evitar uma possível tragédia, o Ministério Público Federal já havia entrado com uma ação civil pública determinando que os órgãos do Estado e Município providenciem a limpeza e fiscalização do local.  

Porém, os responsáveis pelas lixeiras viciadas, de Macapá e Santana, continuam a se livrar do lixo em lugares inadequados e que ficam na rota de aeronaves, atraindo urubus.

Colisões

De acordo com o delegado Leonardo Brito, da Dema, entre 2011 e 2014, cerca de 58 acidentes entre aeronaves e aves foram registrados. A maioria dos animais era urubus. A estimativa é que o quantitativo nos últimos quatro anos seja maior.

“As colisões ocorrem devido as lixeiras viciadas que se encontram em Macapá e Santana na rota dos aviões, principalmente na região Norte Sul”, explicou Brito.

Aviação comercial corre risco de uma tragédia envolvendo as colisões. Foto: Arquivo

O delegado disse também que a Dema instaurou 5 inquéritos e que há pessoas indiciadas, como os envolvidos no despejo da empresa de engenharia de grande porte que fazia o despejo irregular nesta quarta-feira. 

“Essas lixeiras afetam a vida da comunidade. Se houver uma colisão e um problema com a turbina do avião esse avião vai cair próximo  ao aeroporto e pode cair em cima de uma comunidade”, alertou o delegado.

Delegado Leonardo Brito (Dema): acidentes de grandes proporções podem ser causados por lixeiras Foto: Olho de Boto

Leonardo Brito disse ainda que os indivíduos identificados realizando a ação irregular serão presos.

“Eles não sabem o perigo que estão causando”, finalizou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!