Santana: previsto para virar escola, prédio serve de boca de fumo há mais de 10 anos

Estado e Município informaram que escola será construída em espaço, mas não repassaram cronograma
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Na Área Portuária de Santana, município a 17 quilômetros de Macapá, o antigo prédio-sede da prefeitura em ruínas chama atenção de quem trafega na região. O grande acúmulo de lixo, fezes, urubus, janelas e telhas quebradas, fazem parte de um cenário nada agradável.

A prefeitura de Santana (PMS) e o governo do Estado alegam que o espaço está destinado para se construir uma “Escola Inovadora”.

 

… não há o que recuperar do prédio Fotos: Rodrigo Indinho

A estrutura abandonada onde vivem usuários de drogas e moradores de rua, é o retrato do descaso do poder público com os santanenses e ribeirinhos, que poderiam ter um ambiente à disposição de suas constantes necessidades.

Segundo moradores, a ex-sede da prefeitura, que fica localizada na Avenida Santana, está abandonada há mais de uma década, desde quando a repartição passou a funcionar na mesma avenida, porém, no Bairro Paraíso.

Luiz Garcia: local é área de risco

Há 30 anos trabalhando como açougueiro no local, Luiz Garcia, de 72 anos, relembra que o espaço foi armazém de uma empresa de mineração, antes de ser um edifício da administração municipal. Ele relata ter presenciado diversas situações, muitas delas, constrangedoras.

“Além de ser uma verdadeira lixeira onde os drogados tacam fogo e só faltam matar a gente com fumaça podre, serve para crimes como assaltos, consumo de álcool e drogas, até homicídio já teve. Aí, de noite ninguém passar, senão é roubado (…). Poderiam fazer uma escola, creche, feira ou um posto médico pra ajudar, mas não. Gostam de fazer o povo sofrer”, denunciou Luiz.

Juscelino Alves (Semop): obra da Escola Inovadora é responsabilidade da Seinf

Secretaria Municipal de Obras (Semop)

O secretário Juscelino Alves informou que no espaço será construída uma “Escola Inovadora”, através de emenda da deputada federal Marcivânia Flexa (PCdoB) e do senador João Capiberibe (PSB), com contrapartida do governo do Amapá.

“Será uma escola construída pelo governo, mas quem vai administrar é o município por liberar o terreno. Sobre a segurança, o espaço realmente está ocioso e todo danificado. Já pegamos da antiga administração daquele jeito, o que fazemos é pedir à PM que faça uma ronda constante pela região. Quem tem previsão de datas da obra é a Seinf”, disse o secretário.

Enquanto obra de escola não começa…

 

… o abandono permanece

Governo do Estado

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que o prédio onde funcionava a Prefeitura de Santana será demolido. No local será construída uma escola com recursos do Programa Calha Norte (PCN) que já estão disponíveis. O projeto da obra está em fase de formatação para atender exigências do Calha Norte e em seguida será aberto o processo de licitação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!