Aos 87 anos, morre “Simãozinho Sonhador”

O poeta autor de 22 livros tinha Alzheimer e lutava contra o câncer
Compartilhamentos

SELES NAFES

Morreu, na madrugada deste sábado (5), aos 87 anos, no Hospital de Emergência de Macapá, o poeta Simão Alves de Souza, o Simãozinho Sonhador. Ele estava com Alzheimer e lutava contra um câncer na próstata.

Simãozinho não andava e perdeu a capacidade de falar havia mais de um ano. Nos últimos meses a vida foi em cima de uma cama, sendo alimentado com a ajuda dos filhos.

Em janeiro de 2017, o Portal SN publicou reportagem revelando que o autor do “ABC da Mulher”, compêndio com poesias, estava perdendo a memória por causa da doença. O ex-malabarista de circo escreveu ao todo 22 livros, sempre ao estilo da literatura de cordel.  

Natural do Maranhão, o poeta estava morando sozinho, no Bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, numa casa de madeira muito simples. Depois de ser vítima de assaltos e agressões físicas, um dos 9 filhos que teve decidiu levá-lo para morar com ele. 

Wilson decidiu cuidar do pai, até o final. Fotos: André Silva/Anderson Calandrini/Arquivo SN

Na tarde desta sexta-feira (5), ele começou a passar mal em casa, e foi levado pelo filho até a UPA da zona norte.

“Na UPA ele foi medicado e mandado para casa, mas passou mal de novo e o levei de volta para a UPA. Da UPA foi transferido para o Hospital onde já chegou quase sem vida”, explicou Wilson Viana de Sousa, o filho que cuidou do pai até o fim.

DOC TV

No último dia 28 de outubro, Simãozinho completou aniversário, mas muito debilitado não pôde comemorar. A história dele virou um documentário dos cineastas Manoel do Vale e Gavin Andrews e premiado pelo Ministério da Cultura, em 2009. A obra ganhou o principal prêmio do DOC TV daquele ano. Abaixo, trecho do filme narra infância do Simãozinho, no momento em que decide deixar a casa dos pais e conhecer o país.

Antes de perder a memória, Simãozinho recitou uma poesia para o Portal SN há um ano.

O corpo do poeta será sepultado no cemitério São Francisco de Assis, na BR-210. O velório vai começar ainda na manhã deste sábado na casa do filho, na Avenida Cícero Marques de Souza, no Bairro Novo Horizonte.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!