OLHO DE BOTO
Um pequeno incêndio por pouco não destruiu as lembranças do último desfile oficial das Escolas de Samba do Amapá, em 2015, ano em que o Piratão, como é conhecida a agremiação Piratas da Batucada, foi campeã pela 17ª vez no Carnaval Amapaense. O susto aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 2, na Cidade do Samba.
O fogo ocorreu justamente no barracão do Piratão, onde vândalos abriram um grande buraco na parede do galpão, nos fundos do prédio. A Polícia Militar esteve no local, mas ainda não há como apurar se o incêndio foi criminoso.
Se não fosse a ação rápida do Corpo de Bombeiros, que evitou a propagação do fogo, as alegorias do último campeão amapaense se tornariam cinzas e um amontoado de ferro retorcido. Os militares conseguiram chegar rapidamente e evitar que o fogo se alastrasse para outros barracões.
O capitão Eduardo Fiel, do Corpo de Bombeiros, explicou que o ambiente da Cidade do Samba tem uma “carga de incêndio muito grande”, pois o local concentra muito material derivado do petróleo.
Ele ressaltou que, segundo moradores das redondezas, usuários de drogas utilizam o local para consumir entorpecentes.
“Para consumir essa droga, eles usam fogo e os resíduos ainda com centelha podem provocar incêndio porque os materiais aqui no barracão são altamente inflamáveis”, explicou o militar.
Saudades do desfile
Com a falta de organização da Liesa e do patrocínio do governo do Estado desde 2016, o silêncio toma conta da Avenida Ivaldo Alves Veras, passarela do samba amapaense.
Atualmente, o Piratão divide o espaço do galpão com a escola de samba santanense Império do Povo, agremiação de Santana. Na prática, o local serve somente como depósito de carcaças de carros alegóricos.
Segundo o presidente da escola, Marcelo Zona Sul, alguns materiais, como tecidos, são guardados no galpão para reaproveitamento no ano seguinte. Ele garantiu que o incidente não afeta o desfile da agremiação programado para ocorrer no Carnaval de março.
“Esse ocorrido não é nada que vai nos abater, a nossa programação continua. Esse ano voltamos para a avenida”, confirmou.
Foto de Capa: (Dick Vigarista)