DA REDAÇÃO
Macapá tem 31 pontos de riscos de alagamentos: 8 na zona norte, 15 na área central e 8 na zona sul. Os bairros Novo Horizonte, São Lázaro, Pantanal, Cidade Nova, Laguinho, Santa Rita, Centro e Novo Buritizal, apresentam dois pontos de risco cada.
As informações atualizadas são da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP).
O Estado fez o levantamento da situação na capital para garantir ações de prevenção aos problemas decorrentes desse tipo de situação nesses locais.
Sobre a situação em outros municípios, a chefe da Divisão de Prevenção e Planejamento da Cedec, tenente Meiry Lima, reforçou que o monitoramento está sendo feito em conjunto com a Defesa Civil de cada município.
As chuvas chegaram mais cedo ao Estado, de acordo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), provocadas pela influência do fenômeno La Ninã, que diminuiu o período de estiagem no Amapá, ocasionado chuvas a partir de novembro.
A Cedec recomenda às famílias que moram em locais que apresentam risco de alagamento ou deslizamento, que acionem a Defesa Civil pelo número 193 ou pelo 4009-9195.