Ao se formar em enfermagem, índio prova eficácia de plantas medicinais

Demétrio Tiriyó mostrou em TCC como as plantas podem ser usadas no tratamento da leishmaniose
Compartilhamentos

Por ANDREZA SANCHES, de Santana

Não são raros os indígenas e outras minorias que vencem as distâncias geográficas e culturais para se formar num banco de faculdade. Contudo, a formatura de um índio tiryó em enfermagem, numa faculdade particular de Santana, cidade a 17 km de Macapá, acrescentou um importante capítulo no estudo das plantas medicinais para o tratamento de doenças tropicais, neste caso a leishmaniose.

A doença, que é transmitida pelo “mosquito palha”, provoca feridas graves no corpo do paciente infectado, e é muito comum nas florestas da Amazônia.  

Na última sexta-feira (8), ao defender o trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem, Demétrio Amisipa Tiriyó abordou o “Conhecimento e uso de plantas medicinais tradicionais no tratamento da Leishmaniose pelo povo Tiriyó, da Aldeia Urunai”, no Parque Montanhas do Tumucumaque. Demétrio é o primeiro indígena a concluir o curso de enfermagem pela Faculdade Madre Tereza.

Os tiriyós, kaxuyanas e txikiyanas vivem na faixa oeste do Parque do Tumucumaque, em aldeias espalhadas pelos rios Paru d’Oeste e Marapim entre os Estados do Amapá e do Pará. Eles falam diferentes idiomas, por isso, o TCC foi defendido em língua portuguesa e também em sua língua materna, o tiriyó.

Picada do mosquito causa feridas na pele numa das 3 formas da doença. Foto: OMS

O trabalho identificou as principais espécies de plantas medicinais aplicadas no tratamento da leishmaniose, a doença mais comum dentro da aldeia Urunai, onde ele vive.

“Meu estudo foi para buscar o nível de conhecimento dos moradores de minha aldeia sobre as plantas medicinais usadas no tratamento da doença e descrever como eram manipuladas”, explicou o agora enfermeiro.

“Tudo começou com a observação do aluno sobre o aumento do número de casos da doença na aldeia Urunai. Foi então que percebeu que os indígenas que adoeciam não utilizavam mais as plantas medicinais tradicionais, e sim o medicamento convencional ofertado nos postos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) próximo à comunidade”, lembrou o professor e orientador, Maurício José Cordeiro Souza, que possui mestrado na área.

Orientador do TCC, Maurício José Cordeiro, entre pai e filho, agora enfermeiro indígena

Demétrio recebeu abraços de professores, amigos e a família logo pós a defesa do TCC. Fotos: Andreza Sanches

Conhecimento para a juventude

Demétrio identificou 22 espécies de plantas medicinais, 4 delas ainda não devidamente catalogadas. O TCC descreveu, ainda, as formas de coleta, preparo e uso das espécies empregadas no tratamento da leishmaniose pela etnia tiriyó.

O estudo foi avaliado e aprovado pela banca examinadora com nota 9,5. A conquista histórica foi celebrada pelo pai do estudante, o cacique Amisipa Kapai Tiriýó; pela filha do enfermeiro, Flávia Damona Tiriýó, colegas e professores que acompanharam a trajetória do indígena.

“Sei o quanto ele se esforçou para chegar até aqui. Agora ele é um enfermeiro e poderá ajudar sua aldeia muito mais com o conhecimento adquirido”, comentou a colega de turma, Luana Silva.

Demétrio entre a filha, esposa e com o pai

Emocionado, Demétrio Tiriyó agradeceu o apoio da instituição, amigos e profissionais da área. E revelou que pretende escrever uma cartilha sobre as espécies catalogadas para reforçar junto aos habitantes mais jovens da aldeia Urunai a importância da medicina tradicional.

“É uma forma de devolver para a minha aldeia algo real que vai fortalecer entre os mais jovens a importância de conhecer essas plantas e sua forma de uso”, justificou o tiriyó.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!